• Carregando...
Produção de queijos no Paraná é evidenciada pela agricultura familiar
Setor lácteo movimenta mais de 50 mil produtores paranaenses.| Foto: Albari Rosa/Agência Estadual de Notícias

O Paraná vem se consolidando na produção de queijos. Por ser o segundo maior produtor de leite do país, consequentemente, favorece a fabricação de lácteos. Grande parte dessa produção de queijos é da agricultura familiar, distribuindo os produtos para empórios em todo o estado, fomentando o agroturismo e com ganhando relevância nas premiações de queijo.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Para confirmar a qualidade nos produtos, o Paraná vem conquistando premiações. No 2º Prêmio Mundial de Queijos, em 2022, os produtores paranaenses conseguiram 34 medalhas. Foram 1,2 mil queijos, de 11 países, que participaram da disputa.

Na competição nacional, 60 queijos artesanais do Paraná foram contemplados no 6º Prêmio Queijo Brasil, realizado neste ano. Desta premiação, dos 19 associados da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), 15 queijos foram premiados.

A vice-presidente da Aprosud, Roseli Piekas Capra, conta que essas premiações auxiliam na visibilidade do negócio. “Várias premiações alavancaram [os negócios] e ajudaram na divulgação das queijarias”, diz. A família de Roseli atua na produção de queijo há 40 anos, os 16 últimos com a participação dela.

Produtora de queijo em Francisco Beltrão, o foco da queijaria dela, assim como a maioria dos que se dedicam à atividade na região sudoeste paranaense, é o queijo colonial, que virou marca registrada. “O forte é o queijo colonial, tradicional da região sudoeste. Já temos a marca coletiva e registrada. Estamos em processo de indicação geográfica desse queijo”, relata.

Vinda da agricultura familiar, a produção é de cerca de 500 litros/dia. O associado com maior produção trabalha com média de 2 mil litros/dia. Segundo Roseli, as queijarias começaram vendendo para o município. Porém, a maioria dos associados, agora, tem a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), conseguindo ampliar a distribuição para todo o estado.

A produtora diz que os produtos de sua queijaria são distribuídos, além do município de produção, para Curitiba, Cascavel e Maringá. “Com o Susaf, a maioria dos nossos associados conseguem comercializar no Paraná todo e isso agregou muito”, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]