O crescente número de casos ativos de coronavírus em Curitiba fez a prefeitura mudar de estratégia no acompanhamento de casos positivos da doença. Com mais de 14 mil infectados que seguem com o vírus ativo, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, o município deixou de acompanhar todos os casos por falta de funcionários. As informações foram divulgadas pela reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, nesta quarta-feira (9).
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Nos primeiros meses da pandemia, todos os casos positivos da Covid-19 eram monitorados diariamente. A secretaria da saúde acompanhava todos os doentes e funcionários da prefeitura ligavam para as pessoas, para saber se estavam cumprindo a quarentena. Quando o paciente não atendia a ligação, uma visita surpresa era feita para saber se o isolamento social estava sendo respeitado.
Com pouco mais de 14 mil casos ativos, a prefeitura está priorizando o monitoramento de idosos e pessoas com doenças pré-existentes. Casos leves estão sendo acompanhados por um sistema robotizado.
O pesquisador Pedro Hallal da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenador do maior estudo sobre a Covid-19 do país, critica a postura da prefeitura. “A cidade deveria ter se preparado para o pior cenário. Tivemos de março até hoje para preparar o sistema. Se isso não for feito, agora que vai estourar”, disse Hallal em entrevista ao Jornal Hoje.
Para conter o avanço da pandemia, Curitiba está seguindo o toque de recolher definido pelo governo do estado e decretou lockdown aos domingos. A fiscalização também foi reforçada e a prefeitura pede o bom senso da população para diminuir os casos ativos da doença.
Questionada sobre a dificuldade causada pela disparada dos casos de coronavírus na capital, a prefeitura se manifestou em nota, em que explica a mudança no acompanhamento dos infectados. Confira:
Com o número de casos ativos de Covid-19 oscilando na casa de 14 mil, a ligação diária, feita por servidores, se tornou uma tarefa de difícil execução. Por isso, o município optou por usar a inteligência artificial. Pacientes com casos leves e moderados recebem mensagens a cada 24 horas ou 48 horas perguntando sobre seu estado de saúde.
Quando há piora, o paciente é encaminhado para a Central de Atendimento para que o atendente tome as providências necessárias. Casos moderados de pacientes com comorbidades e/ou com mais de 60 anos de idade continuam sendo monitorados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.
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