• Carregando...
O comandante Stenghel, à direita, acompanhado do filho, fotógrafo Zig Koch
O comandante Stenghel, à direita, acompanhado do filho, fotógrafo Zig Koch| Foto: Arquivo da família

Antônio Pedro Stenghel Cavalcanti, conhecido como Comandante Stenghel no trabalho e como Tôto entre os familiares, gostava de ver as nuvens de cima. Foi piloto comercial durante a maior parte da vida e na juventude se voluntariou para servir à Segunda Guerra Mundial. Antes de tudo isso, conquistava as alturas com os pés na terra. Foi o primeiro, junto com um amigo, a subir a Serra da Prata, em 1944, um tempo em que o marumbinismo também era jovem. Antônio morreu aos 96 anos no dia 19 de março, por falência múltipla de órgãos.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

Tomazina (PR) foi apenas o local onde ele nasceu por causa do trabalho do pai, que construía estradas de ferro. Cresceu em Curitiba, em uma casa pequena cercada por outras onde hoje se localiza o prédio da Copel, no Batel. Na infância, ganhou o apelido de “padre” por ser bastante quieto e tímido, características que permaneceram com ele durante toda a vida. “Era extremamente discreto, se você não ficasse puxando, ele não falava. Era uma pessoa de poucas palavras, mas quando falava era muito preciso no que dizia”, relata o filho, o fotógrafo Zig Koch.

Disputava a competição "conquista das montanhas"

Foi de “padre” a “canguru”, pois descia as montanhas saltando. Havia uma competição saudável na época de quem subia primeiro cada montanha paranaense, já que quase todas eram virgens, e Antônio se empenhou para ser um dos conquistadores. O processo contava com uma série de desafios que não existem mais hoje, como o difícil acesso à base das montanhas e a falta de equipamentos adequados. “Era tudo de algodão, couro e vidro. A pessoa ficava confortável quando criava calo no lugar”, conta Zig.

Apesar dos protestos do irmão mais velho, o médico Manoel, Antônio se tornou piloto quando a aviação contemporânea engatinhava, antes do grande impulsionamento gerado pela Segunda Guerra. No aeroclube local, surgiu a possibilidade de receber treinamento nos Estados Unidos para atuar na guerra. Antônio, por falar inglês, foi selecionado e partiu para a aventura. A bordo do hidroavião Catalina, desenvolvido para o combate com funções de carga e reconhecimento, sua missão era patrulhar a costa do país para evitar invasões. Estava sendo treinado para ir ao front no Pacífico. Porém, semanas antes de terminar o treinamento, a guerra acabou e Antônio retornou ao Brasil.

Longevidade como comandante em grandes companhias aéreas

Fez táxi-aéreo e em seguida passou a trabalhar em companhias como a Real Transportes Aéreos, Panair e Varig, na qual se aposentou décadas mais tarde, aos 65 anos. Em suas rotas mais utilizadas, percorria o interior do Paraná, de Curitiba a Foz do Iguaçu e a Londrina, ou até o Norte do país. O nível de exigência da profissão é alto, e Antônio fazia testes físicos a cada seis meses para prosseguir pilotando. Para ele, isso era apenas uma parte do objetivo maior: voar sempre, sua grande paixão.

Viu de cima um Paraná que não existe mais. Contava de quando pilotava teco-teco nos anos 1940, guiado por bússola, mapa e pelo curso dos rios, de pensar consigo “Se der uma pane no motor vou ter que pousar na copa das árvores, porque não tem campo livre para pousar”, tamanha a imensidão da floresta. Ficou impressionado com o depois, em como o verde desaparecera na maior parte dos locais. Aposentado como piloto comercial, deu aulas na Escola Paranaense de Aviação, pilotou aviões particulares e ultraleves até parar completamente de voar, com cerca de 70 anos. Zig acredita que ele foi um dos pilotos mais velhos em atuação na época. “Ele é uma rara pessoa que fez a vida inteira o que quis fazer”, define o filho.

Alguns de seus prazeres no tempo livre era montar roteiros de viagem para a família, ainda sem a facilidade da internet, ter ideias para reformar a casa, exercer a criatividade na pequena oficina que mantinha e organizar grandes encontros com a família em datas especiais, como o Natal.

Antônio teve um filho e uma filha, esta já falecida. Também deixa a esposa, Tereza Koch Cavalcanti, um neto e uma nora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]