• Carregando...
Manifestantes desocupam prédio da Alep, no Centro Cívico
Manifestantes desocupam prédio da Alep, no Centro Cívico| Foto: Divulgação/APP-Sindicato

Os professores e funcionários da rede pública de educação que passaram a noite no prédio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deixaram o local no fim da manhã desta quinta-feira (19). De lá, os cerca de 75 manifestantes, segundo a APP-Sindicato, que representa a categoria, juntaram-se a outro grupo que pretende ficar em vigília em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Executivo estadual.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Os manifestantes afirmaram que farão greve de fome no local até ter uma resposta em relação às suas reivindicações, a principal delas a revogação do edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de 4 mil professores para o ano de 2021.

No fim da manhã, a Casa Civil do governo do estado informou que receberá os manifestantes para uma reunião às 16 horas desta quinta-feira (19).

A APP-Sindicato defende que a seleção deveria ser feita por meio de concurso público, e não de PSS, uma vez que, por meio do processo simplificado, os selecionados não garantem carreira no estado, podendo ser demitidos a qualquer momento.

Dizem ainda que a contratação de docentes e servidores por PSS ocorre há 15 anos no Paraná e que nunca foi realizada com prova e cobrança de taxa de inscrição, como previsto no edital atual – a seleção era feita com base em tempo de serviço e prova de títulos.

A entidade acrescenta ainda que o contrato para a realização da prova, que teria o custo de quase R$ 4 milhões, teria sido feito sem licitação. Outra preocupação é o risco à saúde, em meio à pandemia do novo coronavírus, dos quase 100 mil candidatos que o governo estima que devem se inscrever para a realização das provas em 32 cidades. Até agora, o PSS recebeu 12 mil inscrições.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) afirma que “sempre esteve aberta ao diálogo com os representantes dos professores”. “O PSS foi pauta presente em várias reuniões entre representantes da Seed e dos professores ao longo do ano de 2020. Somente nos últimos três meses foram nove encontros oficiais e o PSS foi debatido em todos eles”, diz trecho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]