• Carregando...
Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília.
Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília.| Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Auxílio Brasil, programa social que substituiu o Bolsa Família, começou a ser pago a mais de 402 mil famílias no Paraná na semana passada. Segundo o Ministério da Cidadania, responsável pelo programa, este total representa 88% das famílias pobres do estado. O número, porém, não representa a realidade paranaense uma vez que a base de dados em que o novo auxílio está baseado é o censo oficial do IBGE, que está com pelo menos 11 anos de defasagem.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

Uma consulta ao Demonstrativo Físico/Financeiro do Auxílio Brasil para o mês de novembro de 2021 do Auxílio Brasil mostra que no Paraná há 125 municípios onde o total de famílias beneficiadas é superior às estimativas oficiais. Florestópolis, no norte pioneiro, é uma destas cidades. O município foi o berço da Pastoral da Criança, criada pela médica Zilda Arns, morta em um terremoto no Haiti em 2010.

Segundo dados do IBGE, a população da cidade em 2021 é estimada em 10.360 pessoas. A população diminuiu desde o último censo oficial: eram 11.222 pessoas em 2010. Mesmo assim, o índice de alcance do Auxílio Brasil na cidade é de 421,19%, segundo o Ministério da Cidadania.

Quase metade de Florestópolis deve receber o Auxílio Brasil

Os dados oficiais estimam que na cidade haja apenas 302 famílias aptas a receberem o benefício. Na prática, segundo os mesmos dados, o Auxílio Brasil será pago a 1.272 famílias no mês de novembro. Em uma estimativa média de quatro pessoas por família, o resultado é que quase metade da população irá receber o benefício neste mês.

A reportagem procurou representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na Prefeitura de Florestópolis, mas a informação oficial é que os servidores estariam participando de uma reunião de procedimentos internos e que não poderiam atender as ligações.

Outras cidades onde o alcance prático do programa é maior do que as estimativas oficiais são São Carlos do Ivaí (185,13% de cobertura), Porecatu (183,33%), São Tomé (163,85%), Planaltina do Paraná (147,29%) e Nova Olímpia (146,99%).

No outro extremo estão cidades como Sarandi, onde o ministério esperava pagar o Auxílio Brasil a 3.930 famílias, mas apenas 937 delas serão contempladas, uma cobertura de 23,84%. É assim também em Itambé (28,65%) e Ampére (29,50%), todas abaixo dos 30% de alcance do novo programa social.

Ministério garante que não há fraudes do Auxílio Brasil no PR

Procurado pela Gazeta do Povo, o Ministério da Cidadania confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a base de dados utilizada pelo Auxílio Brasil está desatualizada. A pasta usa informações do censo oficial do IBGE de 2010. O ministério garantiu que não há a menor possibilidade de que esteja ocorrendo fraudes ou quaisquer outros contratempos nestes municípios com índices discrepantes de cobertura, e sim uma adequação à uma nova realidade dos municípios – realidade esta que ainda não foi percebida pelo fato de um novo censo não ter sido realizado no ano passado.

A assessoria também informou que quem já estava recebendo o Bolsa Família não precisará de um novo cadastro para entrar no Auxílio Brasil, e que a meta para as próximas semanas é zerar a fila de espera para que mais famílias pobres possam ser atendidas. Todas as pessoas que têm seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal e que sejam elegíveis ao programa serão incorporados ao Auxílio Brasil nos próximos dias, informou a pasta. Assim, a expectativa do ministério é fazer com que o número de famílias beneficiadas, estimado em 14,5 milhões em todo o Brasil em novembro, chegue a 17 milhões já em dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]