Após alívio com chuva, Sanepar prevê recuperação de reservatórios a partir do inverno
| Foto: José Fernando Ogura/Agência Estadual de Notícias

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que a chuva que caiu na quarta-feira (12) na Região Metropolitana de Curitiba, de 64 milímetros, representou volume mais de oito vezes maior do que o de todas as chuvas que ocorreram em abril inteiro na região.

As precipitações elevaram o nível das barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic), que reverteu a tendência de queda das últimas semanas e subiu para 54,32%. Nos próximos dias, ainda sob o impacto das chuvas desta semana, a perspectiva é que os reservatórios fiquem mais perto dos 55%, o que ajudaria a manter o atual modelo de rodízio no abastecimento, de 60 horas com água e 36 horas sem água.

Segundo a Sanepar, institutos de meteorologia preveem que no inverno terminarão os efeitos do fenômeno La Niña, com tendência de chuvas na média e início de recuperação das barragens, que há mais de um ano estão com os níveis mais baixos desde 2009, quando passou a ser feita a medição. Porém, caso a estiagem prevaleça e o nível dos reservatórios chegue a 50%, a Sanepar cogita tornar o rodízio mais duro.