Barbosa Neto, ex-prefeito de Londrina.
Barbosa Neto, ex-prefeito de Londrina.| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto (PDT) foi condenado por desvios de recursos públicos. A decisão é do juiz Juliano Nanúncio, da Terceira Vara Criminal de Londrina, e atinge também ex-secretários municipais da gestão de Barbosa Neto de 2009 a 2012, que assim como o ex-prefeito tiveram as penas de prisão convertidas em prestação de serviços públicos.

As investigações, iniciadas há 11 anos, apontaram irregularidades na contratação de uma empresa responsável pela prestação de serviços como limpeza e conservação dos prédios públicos. De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o contrato foi assinado em 8 de março de 2010 e já no dia 27 de julho do mesmo ano a empresa teria pedido um ajuste nos valores a serem pagos pelos serviços prestados. Para o MP-PR, os motivos que justificariam a “recomposição do equilíbrio econômico-financeiro” seriam falsos.

Para a promotoria, o procedimento que resultou no aumento dos valores repassados pela prefeitura de Londrina à empresa apresentava “falhas facilmente perceptíveis e informações deliberadamente falsas”. O prejuízo apurado à época teria sido de mais de R$ 955 mil. O entendimento do juiz é que o ex-prefeito, junto aos outros condenados, teria tido participação direta no “desvio de recursos públicos municipais em proveito da empresa”. Barbosa Neto negou qualquer irregularidade e disse que irá recorrer da sentença.