Com atraso do Ministério da Saúde, Paraná faz compra emergencial de insulina
| Foto: Divulgação/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que iniciou nesta segunda-feira (26) a distribuição, para as 22 regionais de saúde, de 38 mil canetas de insulina análoga de ação rápida, compradas emergencialmente pelo governo do Paraná. O medicamento tem aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde para distribuição a pacientes com diabetes tipo 1 do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, de acordo com a Sesa, há atraso na entrega por parte do governo federal – queixa feita por outras secretarias estaduais de saúde nas últimas semanas.

A pasta informou que todas as regionais devem estar com o medicamento disponível até quarta-feira (28). Segundo a Sesa, a compra emergencial teve custo de R$ 1,08 milhão e vai suprir a demanda do estado por 30 dias. “A Sesa segue constantemente solicitando a previsão de envio de nova remessa, mas o Ministério da Saúde ainda não confirmou a data de entrega”, informou, em nota.

A Gazeta do Povo solicitou ao Ministério da Saúde posicionamento sobre o assunto, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem. O espaço está aberto para manifestação.