Com nota mais alta, Paraná tem situação fiscal “estável”, aponta agência de risco
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A agência de classificação de risco Moody’s deu ao Paraná a avaliação AAA.br, o patamar mais alto da escala de situação fiscal de longo prazo, em relatório divulgado na terça-feira (29). Os outros dois entes públicos brasileiros avaliados no estudo, Maranhão e o município do Rio de Janeiro, ficaram em patamar inferior, com avaliação AA.br. A perspectiva para o Paraná foi considerada “estável”.

“A atribuição do rating de emissor AAA.br para o Estado do Paraná reflete a sua base econômica grande e diversificada, resultados fiscais positivos e nível moderado de dívida sobre receitas em comparação com os seus pares. O perfil de crédito é limitado pelo gasto previdenciário grande e em crescimento, ilustrado pelo seu custo total com previdência (incluindo o déficit atual), que absorveu 19% da receita total em 2020”, apontou o relatório da Moody’s.

A agência apontou que o perfil de crédito do Paraná também reflete o forte suporte do governo federal brasileiro, com o Tesouro Nacional garantindo 1% da sua dívida financeira, mas sendo credor de 81% da mesma. A Moody’s acrescentou que sua expectativa é que o estado “continuará a adaptar sua estrutura de custos para manter seu estável equilíbrio fiscal nos próximos 12 a 18 meses”, que o governo federal seguirá mantendo “um forte nível de suporte financeiro e alto nível de supervisão no desempenho fiscal de governos regionais e locais” e que haverá recuperação econômica “modesta” do PIB, que vai melhorar a arrecadação de impostos.