Em meio a retorno gradual às aulas presenciais, rede estadual entra em recesso
| Foto: Divulgação/Seed

A rede estadual de ensino do Paraná entra em recesso escolar na semana que vem. Segundo o calendário da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), os professores retornam para atividades de estudo e planejamento nos dias 19 e 20 de julho, enquanto os alunos voltam às aulas no dia 21.

A pasta apontou que nesta sexta-feira (9) há seis escolas fechadas e 134 turmas com aulas presenciais suspensas devido a casos de Covid-19. Há outros 1.155 colégios abertos para as atividades presenciais, e 492 instituições estão fechadas devido a decretos municipais que restringem a circulação de pessoas.

O número de escolas abertas representa mais da metade do total de instituições administradas pela Seed (são 2.117 escolas estaduais no Paraná), mas como o retorno às aulas presenciais, que teve início em maio, não é obrigatório, a presença de professores, funcionários e alunos está bem abaixo de 50%. Segundo a pasta, pouco mais de 75 mil pessoas estão frequentando as escolas presencialmente. A rede estadual de ensino tem 160 mil professores e funcionários e mais de 1 milhão de alunos.

De acordo com a pasta, houve 146 casos de Covid-19 nas escolas estaduais do Paraná nesta semana. Destes, 142 são decorrentes de contaminações fora do ambiente escolar, enquanto os outros quatro estão em investigação.