Em Brasília, delegação paranaense pede apoio de presidente do STJ para tribunal no PR
| Foto: Divulgação / Senador Álvaro Dias

Uma delegação formada por políticos, representantes da sociedade civil e da advocacia paranaense se reuniu nesta quinta-feira (2) com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins. Na pauta do encontro estava o pedido de apoio do ministro para a criação de um novo Tribunal Regional Federal (TRF) com sede no Paraná.

O estado está atualmente incluído na jurisdição do TRF da 4ª Região (TRF4), que tem sede em Porto Alegre, e há anos luta por sediar um novo Tribunal da Justiça Federal. Pela proposta, uma nova região seria criada, a 7ª, englobando os estados de Santa Catarina, Paraná – que hoje estão no TRF4 – e Mato Grosso do Sul – que deixaria o TRF da 3ª Região, onde hoje está com o estado de São Paulo. A medida seria uma forma de descentralizar os processos e agilizar o atendimento da Justiça Federal nos três estados.

Estiveram presentes no encontro os senadores paranaenses Oriovisto Guimarães e Alvaro Dias (ambos do Podemos); a presidente eleita da OAB-PR, Marilena Winter; José Eduardo Sarmento, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná; e Tarcísio Araújo Kroetz, presidente do Instituto de Advogados do Paraná.

Eles obtiveram do presidente do STJ o compromisso de encaminhar a proposta de criação do TRF7 ao Conselho Nacional de Justiça, para que passe por estudos e avaliação de viabilidade.