Na casa da falsa enfermeira, foram apreendidos frascos de vacinas da Astrazeneca e Coronavac, seringas e carteiras de vacinação.
Vacinas apreendidas com falsa enfermeira em Apucarana.| Foto: Divulgação/MPPR

Dezessete pessoas foram denunciadas segunda-feira (31) pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) na investigação de fura-filas da vacina da Covid-19 no caso da falsa enfermeira que desviava doses em Apucarana, no Norte do estado. A falsa enfermeira foi admitida pela Vigilância Epidemiológica do município como voluntária na campanha de vacinação.

De acordo com a investigação da Polícia Civil, a falsa enfermeira teria aplicado doses em pelo menos 12 pessoas que não eram dos grupos prioritários. Na casa da falsa enfermeira, os policiais encontraram dois frascos com imunizante, um da vacina Astrazeneca e outro da Coronavac e outro frasco vazio. Também foram apreendidas no local durante a investigação seringas e carteiras de vacinação. Na delegacia, ela admitiu ter desviado doses para vacinação de uma mesma família.

O MP-PR também afirma que há indício de que o próprio coordenador responsável pela admissão da falsa enfermeira teria aplicado a vacina no filho de outro servidor municipal que também não fazia era dos grupos prioritários. Essa última aplicação teria sido feita durante a vacinação em uma casa de repouso de idosos. Foram denunciados à Justiça, além da enfermeira falsa, três servidores municipais, a proprietária da casa de repouso, além das 12 pessoas que se beneficiaram da aplicação irregular.

Os agentes públicos e privados indevidamente beneficiados foram denunciados por peculato e infração de medida sanitária. No caso do coordenador da Vigilância Epidemiológica de Apucarana, o MP-PR requereu seu afastamento da função pública e que seja proibido de manter contato com a testemunhas e de ter acesso ao setor em que trabalhava e aos locais de vacinação. Já as 12 pessoas que receberam a vacina o MP-PR propôs acordo de pagamento de prestação pecuniária de R$ 22 mil para cada um.

Desde o início da vacinação da Covid-19, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) já recebeu 905 denúncias de fura-filas em 183 municípios paranaenses. Denúncias de suspeitas de irregularidades na vacinação podem ser feita à CGE pelo telefone 0800 041 1113; pelo site www.cge.pr.gov.br, na aba OUVIDORIA; pelo e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br; e pelo Whatsapp (41) 3883-4014;