Bandeira em meio mastro, em frente ao Palácio Iguaçu
Bandeira em meio mastro, em frente ao Palácio Iguaçu| Foto: Gilson Abreu/AEN

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), decretou luto oficial de três dias em todo o Paraná em homenagem às mais de 30 mil pessoas que morreram em decorrência da Covid-19. A marca foi atingida nesta quarta-feira (23) – boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou um total de 30.098 óbitos desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020. A marca chega quase dois meses depois das 20 mil mortes, em 16 de abril de 2021.

O decreto 7.944/2021 será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (23). A bandeira do Paraná ficará a meio mastro no Palácio Iguaçu.

“É um momento de muita dor, tristeza e comoção. O Paraná está em luto. São mais de 30 mil vidas perdidas para a doença. Lamentamos a dor sentida por todos os familiares e amigos das vítimas. Fica a solidariedade do Governo do Estado e as mais sinceras condolências”, afirmou Ratinho Junior à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná. Ele também reforçou o pedido para que a população siga com as medidas de proteção. “Enquanto não alcançamos a imunização de toda a população, precisamos continuar tomando os cuidados necessários para reduzir a transmissão”, acrescentou.

Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, uma das principais referências em estatísticas da pandemia, 3,88 milhões de pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no mundo até esta quarta-feira (23) e mais de 179 milhões foram infectadas pelo vírus. No Brasil, 504.707 pessoas perderam a vida em consequência do coronavírus e 18.054.653 foram contaminadas. O Paraná acumula 1.233.846 casos de infectados. Confira a evolução dos casos de coronavírus em Curitiba e no Paraná.