Reunião conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, nesta quarta-feira (23)
Reunião conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, nesta quarta-feira (23)| Foto: AEN

Adotado pelo governo do Paraná em 2020, o teletrabalho para parte dos servidores pode continuar mesmo com o fim da pandemia do coronavírus. A Casa Civil e a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência avaliam que houve saldo positivo do período de teletrabalho, em termos de produtividade e custos, e as duas pastas agora vão iniciar um estudo sobre o tema, para que eventualmente se dê continuidade ao formato.

“Adotamos o teletrabalho numa emergência e para funcionar tivemos que acelerar projetos e adaptar a forma de gestão para permitir a execução eficiente do trabalho de forma remota. Os resultados mostraram que esta é uma alternativa viável, que pode ser uma opção em algumas atividades do governo”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, nesta quarta-feira (23).

A opção mais viável, adianta Guto Silva, deve ser por um modelo híbrido, que mescle o ambiente remoto e o físico, considerando atividades que não necessitem da presença permanente do servidor no local. Dos cerca de 140 mil servidores ativos, 75% chegaram a exercer suas funções em teletrabalho. Atualmente, 5.097 pessoas continuam atuando de forma virtual.