O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o diretor-presidente da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o diretor-presidente da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna| Foto: Arnaldo Alves/ANPr

O governo do Paraná e a Itaipu Binacional deram o último passo para o início da construção da ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu, a segunda ligando os dois países. Nesta quinta-feira (01), em solenidade no Palácio Iguaçu, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna, assinaram o convênio que permite começar a obra – a “Ponte da Integração” e uma via perimetral serão financiadas pela Itaipu, ao custo de R$ 463 milhões. A administração das obras está a cargo do governo do Paraná.

A ponte será construída nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ligando Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A previsão é de 36 meses para a conclusão. A Ponte da Amizade, primeira ligação entre Brasil e Paraguai, foi inaugurada em 1965.

Com a obra, a ideia é que todo o transporte de cargas entre os dois países seja feito pela nova passagem, tirando da Ponte da Amizade o trânsito pesado e liberando o local para atender somente turistas e passageiros.