Justiça afasta administradores de asilo em Maringá após surto de Covid-19
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Uma decisão do juízo da 7ª Vara Cível de Maringá determinou o afastamento provisório imediato dos atuais diretores de uma instituição de longa permanência de idosos (Ilpi) onde houve um surto de Covid-19 no ano passado, com a morte de sete internos. Segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), no local também foram constatadas diversas irregularidades sanitárias e de gestão.

De acordo com a 14ª Promotoria de Justiça de Maringá, 12 funcionários e 60 idosos foram contaminados no surto de Covid-19 no Ilpi e vários problemas foram apontados em vistorias da Vigilância Sanitária Municipal, como “ausência de normatização para trabalhadores sobre utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), desinfecção deficitária dos ambientes, cuidados parcos com a lavagem das roupas, além de armazenamento inadequado de produtos estéreis, falta de ventilação na área administrativa e armazenamento inadequado de alimentos”.

O MPPR também citou na ação inconformidades quanto a normas de acessibilidade, denúncias de que os responsáveis pela Ilpi estariam retendo benefícios financeiros dos idosos e informação de manutenção de medicamentos vencidos, segundo fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná. A Justiça determinou ao município que nomeie servidores para assumir de forma temporária a gestão da Ilpi até que seja indicada uma nova diretoria.