O prefeito Ulisses Maia, em encontro com gestores de hospitais locais
O prefeito Ulisses Maia, em encontro com gestores de hospitais locais| Foto: Mileny Melo/Prefeitura de Maringá

A prefeitura de Maringá anunciou nesta sexta-feira (11), em reunião com gestores de hospitais públicos e privados sobre a pandemia de Covid-19, que acionou Ministério Público, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Procon para que os hospitais e planos privados do município não recusem atendimento para pacientes particulares. No encontro, o prefeito Ulisses Maia (PSD) relatou que alguns hospitais locais pararam de atender novas demandas, e pacientes da região que têm ido a Maringá estão sobrecarregando o Hospital Municipal.

“É preciso que todos façam a sua parte, atendam os particulares e planos de saúde. Senão, onde vamos parar?”, afirmou Maia. Representantes de hospitais presentes à reunião relataram dificuldades e criticaram municípios da região por suposta falta de medidas restritivas contra a Covid-19.

Segundo o relatório mais recente da Secretaria de Saúde de Maringá, divulgado na quinta-feira (10), a taxa de ocupação de leitos de UTI adultos na rede hospitalar particular da cidade estava em 102,94%; a de leitos exclusivos SUS para Covid-19 de UTI adultos estava em 109,71% e a de enfermarias, em 111,69%. A Gazeta do Povo não conseguiu contato com representantes do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Maringá e Região (Shessmar). O espaço está aberto para manifestação.