Maringá reduz toque de recolher e amplia limite para eventos
| Foto: Thiago Louzada/Prefeitura de Maringá

A prefeitura de Maringá publicou nesta sexta-feira (16) novo decreto com regras de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que reduz o período do toque de recolher e amplia o limite de participantes em eventos na cidade. A norma entra em vigor às 17 horas e será válida até o dia 26.

A prefeitura de Maringá alegou que essa flexibilização foi possível porque os números da pandemia estão melhorando na cidade: a ocupação dos leitos hospitalares voltados à Covid-19 caiu de 100% para 68% nas últimas semanas e a taxa de transmissão efetiva está em 0,83, índice que na semana passada estava em 1,8.

O toque de recolher agora será entre as 23 e as 5 horas (no decreto anterior, era das 22 às 5 horas); eventos até 30 pessoas seguem liberados, e para aqueles com 31 a 80 participantes, é necessário solicitar autorização pelo e-mail cadastro_siacom@maringa.pr.gov.br. O decreto anterior autorizava encontros com no máximo 50 pessoas. Os locais de eventos devem ter ocupação máxima de 50% da capacidade do espaço.

Na semana passada, a prefeitura de Foz do Iguaçu também anunciou a retomada gradativa de eventos na cidade. A partir de agosto, o município poderá receber eventos corporativos com até 500 pessoas; o número permitido de participantes será aumentado mês a mês e, em novembro, com a expectativa de que 70% da população já esteja vacinada com as duas doses contra a Covid-19, deverão ser liberados todos os encontros, independentemente do número de pessoas, desde que respeitado o limite de 70% da capacidade máxima dos espaços.