Matinhos suspende temporiamente exigência de comprovante de vacina contra a Covid para turistas.
Matinhos suspende temporiamente exigência de comprovante de vacina contra a Covid para turistas.| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo / Arquivo

A prefeitura de Matinhos, no Litoral do Paraná, decidiu flexibilizar temporariamente a exigência de apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que as pessoas possam frequentar locais públicos e privados. A medida começou a valer no sábado (15), por meio de um decreto municipal, mas no domingo já foi suspensa temporariamente.

O motivo da suspensão temporária deve-se a problemas na atualização do aplicativo Conecte SUS, que comprova a vacinação em âmbito nacional, nos mesmos moldes do Saúde Já, do Paraná. O aplicativo foi hackeado no ano passado e, por causa disso, ainda apresenta instabilidade na atualização dos dados. Como Matinhos recebe muitas turistas de fora do estado, depende do Conecte SUS para comprovar a vacinação.

O decreto continua valendo, mas os comerciantes não precisam, por enquanto, obrigar as pessoas a apresentarem o comprovante e nem serão punidos se não fizerem essa exigência.

“Pedimos para a Associação Comercial que continue pedindo o comprovante, mas não podemos impor uma sanção até que o aplicativo seja atualizado”, informou o secretário de Saúde do município, Paulo Henrique de Oliveira. “Tão logo o Ministério da Saúde confirme que o Conecte SUS está normalizado, voltarem a exigir e fiscalizar com todo o rigor”, disse o secretário.