Leito de UTI de Covid-19.
Leito de UTI de Covid-19.| Foto: SMC

O Ministério Público do Paraná fez nesta segunda-feira (12) uma recomendação administrativa para que a Prefeitura de Londrina mude a forma de divulgação do Boletim Epidemiológico Municipal da Covid-19. De acordo com o MP, o boletim deve apresentar dados mais relevantes sobre a situação atual da pandemia na cidade, como a fila de pacientes à espera de leitos. A recomendação é dirigida ao prefeito Marcelo Belinati (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e deve ser respondida até terça-feira (13).

A recomendação expedida pelo MP é de que constem nos boletins diários da Covid-19 em Londrina, além dos dados já presentes, uma série de itens. O primeiro deles é a quantidade de leitos SUS, enfermaria e UTI, exclusivos e disponíveis para o tratamento de pacientes. A demanda reprimida, que representa a quantidade de pacientes aguardando por um leito de enfermaria ou UTI, de toda a Macrorregião Norte do Paraná também deve ser apresentada nos boletins diários.

A recomendação foi a forma encontrada pelo MP para tornar mais completos os dados informados pela Prefeitura de Londrina. De acordo com o Ministério Público, “apenas o número de pacientes internados, sem o número de leitos efetivamente disponíveis nem a fila de espera por um leito” não ajudam na conscientização das pessoas sobre a real gravidade da situação da pandemia. Procurada pela Gazeta do Povo, a Prefeitura de Londrina ainda não se manifestou a respeito da recomendação do Ministério Público.