Em nota, Sesa pede que municípios suspendam vacina da Astrazeneca para gestantes
| Foto: ARI DIAS/AEN

Em nota pública divulgada por volta das 18 horas desta terça-feira (11), o governo do Paraná e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientam que as prefeituras suspendam o uso do imunizante da Astrazeneca na vacinação contra a Covid-19 de mulheres grávidas.

A Sesa "orienta aos municípios que suspendam temporariamente a vacinação da Astrazeneca/Fiocruz para as gestantes, conforme recente posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até novo entendimento. A Sesa ressalta ainda que a bula do imunizante também deve ser seguida, especialmente com a devida avaliação e acompanhamento médico. Para as gestantes que já foram vacinadas, é importante que os serviços de saúde monitorem qualquer reação adversa", diz a nota pública.

Na manhã desta terça-feira (11), o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, já havia antecipado durante reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus, da Assembleia Legislativa, que o Paraná deveria seguir a recomendação da Anvisa. No caso de Curitiba, a prefeitura informou que a vacinação das grávidas até aqui foi feita apenas com o imunizante da Pfizer.