Resolução da secretaria de Saúde aumentou de 35% para 50% público presencial que pode acompanhar cultos e celebrações.
Resolução da secretaria de Saúde aumentou de 35% para 50% público presencial que pode acompanhar cultos e celebrações.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou nesta sexta-feira (30) as orientações para o funcionamento de igrejas e templos religiosos no Paraná em meio à pandemia da Covid-19. Com a diminuição no número de casos e na ocupação de leitos exclusivos para pacientes infectados pelo coronavírus, a resolução 705/2021 aumenta de 35% para 50% a capacidade de público presencial em cultos e celebrações.

Mesmo com a flexibilização, a resolução determina que as medidas de distanciamento (com afastamento mínimo de 1,5 metro entre os presentes) e os cuidados sanitários (como a higienização de mãos com álcool em gel a 70%) sejam mantidos para evitar a propagação da doença. A Sesa mantém, entretanto, a recomendação para que se dê prioridade a atividades remotas, realizadas de modo virtual.

Na sexta-feira o governo do Paraná emitiu também novo decreto relacionado à pandemia, em que diminuiu a duração do chamado toque de recolher e alterou restrições de funcionamento do comércio.