Imunização do público infantil teve início na cidade de Londrina.
Imunização do público infantil teve início na cidade de Londrina.| Foto: Danilo Avanci/Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

O estado do Paraná deu início à vacinação do público infantil contra a Covid-19 neste sábado (15), em Londrina. A menina Isadora Libânio Despensieri, de 6 anos, foi a primeira criança a ser imunizada.

O Paraná recebeu 65.500 vacinas contra a Covid-19 pediátricas do imunizante Cominarty, da farmacêutica Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses chegaram nesta sexta-feira (14) e são destinadas a crianças de 5 a 11 anos. A recomendação da imunização nesta faixa etária foi oficializada na última semana por meio da Nota Técnica 2/2022 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a vacinação de crianças no Paraná seguirá diretrizes semelhantes às dos adultos, sendo iniciada por aquelas com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas. Depois virão as que vivem em lares assistenciais e, então, em ordem decrescente de idade, virão as demais crianças, começando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.

Na sexta-feira, o indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no Brasil. Ele recebeu a dose em evento promovido pelo governo de São Paulo.