Paraná recebe mais 37 mil doses da vacina da Pfizer
| Foto: ARI DIAS/AEN

O Paraná recebeu nesta quarta-feira (26) a quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. O lote de 37.440 doses faz parte da 21ª remessa de distribuição do Ministério da Saúde e chegou ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) às 20 horas. A orientação do governo federal é de que as doses sejam destinadas à primeira aplicação em pessoas com comorbidades, deficiência permanente e gestantes e puérperas com comorbidades.

A vacina norte-americana possui orientações específicas sobre armazenamento e aplicação das doses. O imunizante precisa ser diluído em soro fisiológico para aplicação e necessita de conjunto de seringas específicas de 1 ml. Além disso, o armazenamento das doses a longo prazo exige ultrafreezers que podem chegar a -80ºC. “As vacinas chegam ao Estado em temperatura média de -20ºC. Nós realizamos o armazenamento das doses nesta mesma temperatura e quando a distribuição é definida, os imunizantes são enviados de 2ºC a 8ºC para os municípios. A partir do recebimento, as equipes municipais têm até cinco dias para aplicarem as doses”, explicou Margely de Souza Nunes, diretora do Cemepar.

Desde o início da campanha de imunização até agora, o Paraná já recebeu 5.295.190 doses: foram 2.566.950 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, 2.550.400 doses da vacina CoronaVac/Butantan e 177.840 doses da Pfizer/BioNTech.