Paraná vai receber mais 413 mil doses de vacinas contra a Covid-19
| Foto: Américo Antonio/SESA

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta segunda-feira (17) o envio de mais um lote de 413,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para o Paraná. A maior parte das doses previstas para este envio, 374,1 mil unidades, será da vacina da AstraZeneca/ Fiocruz; o restante, pouco mais de 39,7 mil doses, será da vacina da Pfizer. Ainda não há uma definição de data para a chegada dos imunizantes, e nem como será feita a distribuição das doses para os municípios do estado.

A recomendação do ministério é que as vacinas da AstraZeneca sejam aplicadas como segunda dose nos idosos entre 60 e 69 anos, que já iniciaram a imunização com esta vacina. Em nível nacional outros estados receberão também novas doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. O Paraná, no entendimento do ministério, “não possui mais pendências para conclusão do esquema vacinal da Coronavac”, e por isso vai receber mais doses da AstraZeneca como uma forma de “compensação”.

As doses da Pfizer no Paraná, conforme recomenda o Ministério da Saúde, devem ser direcionadas à imunização de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e portadores de deficiência permanente.

“Nossa prioridade é que as vacinas cheguem até a população no menor tempo possível. As equipes já estão definindo como será feita a separação destes imunizantes para envio as Regionais de Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Pedimos a colaboração dos municípios para que vacinem de domingo a domingo, se possível em horários estendidos e que sigam as recomendações do Ministério da Saúde para aplicação e priorização dos grupos”, acrescentou o secretário.