População geral de 59 a 18 anos do Paraná vai se vacinar de Covid na próxima fase
| Foto: Pedro Ribas/SMCS

A vacinação da Covid-19 da população em geral por ordem decrescente de idade vai ser adotada em todo o Paraná assim que a imunização de pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas terminar. A mudança segue nova orientação do Ministério da Saúde dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI) e já havia sido confirmada em Curitiba pela prefeitura na manhã desta sexta-feira (28).

A vacinação fora dos grupos prioritários vai começar com pessoas de 59 anos e vai progredindo até 18 anos. A imunização será paralela a dos grupos prioritários restantes, entre eles os que estão sendo vacinados, como profissionais da educação, da segurança pública e trabalhadores portuários e aeroportuários, e os que ainda vão receber a vacina, como agentes carcerários, detentos e trabalhadores do transporte coletivo e limpeza pública.

O início da vacinação por idade decrescente, entretanto, não tem previsão de data por causa da baixa quantidade de vacinas. Isso porque tanto o Instituto Butantan quanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tiveram problemas de produção de imunizantes causados pelo atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricação da Coronavac e Astrazeneca, respectivamente.