Remédios vencidos não devem ser descartados diretamente no lixo comum.
Poucos sabem qual é o destino de um medicamento inutilizado. Na hora de jogar fora, o destino de muitos deles é a lixeira ou o vaso sanitário. Uma prática feita por grande parte da população, porém, errada. O descarte inadequado de remédios pode trazer danos ao meio ambiente, segundo especialistas.
A população do DF já pode tomar uma atitude correta quando tiver medicamentos vencidos acumulados dentro de casa. Isso porque foi sancionada a Lei 5092/2013 que obriga as farmácias e drogarias do Distrito Federal a receberem do consumidor os medicamentos com data de validade vencida.
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Farmácia vai ficar fechada por caso de coronavírus por 14 dias (imagem ilustrativa).| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

A prefeitura de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (2) para comunicar que fechou uma farmácia, localizada no Centro da cidade, para sanitização e quarentena de 14 dias, após denúncia que mostrou que uma funcionária está com Covid-19. Segundo a nota, a atendente teria apresentado sintomas gripais, mas uma consulta médica diagnosticou apenas gripe comum. Como os sintomas permaneceram, ela fez um teste particular, que deu positivo. A prefeitura solicitou os registros em vídeo do estabelecimento para tentar identificar pessoas que podem ter tido contato com a pessoa infectada.