Ratinho Jr. assina carta propondo a Biden pacto para conter mudanças climáticas
| Foto: Jonathan Campos/Agência Estadual de Notícias

Governadores de 23 estados brasileiros, entre eles o do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), assinaram carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para propor parcerias e estratégias de financiamento para reduzir o impacto das mudanças climáticas. A Cúpula dos Líderes pelo Clima será realizada nas próximas quinta e sexta-feira (22 e 23).

“Os governos estão cientes de sua responsabilidade com a redução dos gases do efeito estufa, a promoção de energia renovável, o combate ao desmatamento, o cumprimento do Código Florestal para a conservação das florestas e da vegetação nativa, a melhoria da eficiência na agropecuária, a proteção e o bem-estar dos povos indígenas e comunidades tradicionais e a busca de formas consorciadas para viabilizar reflorestamentos massivos, integrados aos sistemas sociobioprodutivos locais”, afirma o texto.

Outra proposta da carta é a formação de alianças e intercâmbio com governos dos Estados Unidos, Europa, Reino Unido e lideranças latino-americanas. Propostas conjuntas dos chefes de Executivo estaduais devem ser apresentadas em novembro na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). Além de Ratinho Junior, assinaram a carta os governadores Gladson Cameli (AC), Renan Filho (AL), Walden Góes (AP), Wilson Lima (AM), Rui Costa (BA), Camilo Santana (CE), Renato Casagrande (ES), Ronaldo Caiado (GO), Flávio Dino (MA), Mauro Mendes (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Romeu Zema (MG), Helder Barbalho (PA), João Azevêdo (PB), Paulo Câmara (PE), Wellington Dias (PI), Cláudio Castro (RJ), Fátima Bezerra (RN), Eduardo Leite (RS), Belivaldo Chagas (SE), João Doria (SP) e Mauro Carlesse (TO), chefes de Executivo de estados que representam 90% do território nacional.