Secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia Júnior, quer o fim da vinculação de índices de inflação a gastos públicos.
Secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia Júnior, quer o fim da vinculação de índices de inflação a gastos públicos.| Foto: Orlando Kissner/Alep

O secretário estadual de Fazenda, Renê Garcia Júnior, defende a desvinculação do orçamento público de quaisquer indicadores de variação de preços. Para ele, a reposição inflacionária é uma espécie de apólice de seguro, que não deveria ser concedida a nenhuma categoria, incluindo servidores, empresários e o próprio governo.

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

O comentário foi feito durante a apresentação da prestação de contas quadrimestral, no final de setembro, na Assembleia Legislativa do Paraná. “Ninguém na sociedade deveria ter direito a reposição da inflação”, disse. Para ele, a reposição deve ser dada pelas dinâmicas de mercado e o ganho de produtividade é que deveria importar.

O secretário argumentou que o orçamento público está tão indexado à inflação que ficará, cada vez mais, inadministrável. Garcia Júnior comentou que o governo federal deve apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para acabar com a vinculação, uma vez que 75% da peça orçamentária já estaria atrelada. Ele acredita que os estados deveriam seguir o mesmo rumo.

LEIA MAIS: Governo Ratinho fala em inovação, mas ainda sofre com erros em sistema básico