UFPR lança projeto para prevenir crimes sexuais contra crianças e adolescentes
| Foto: Pixabay

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lança, nesta quarta-feira (22), o Observatório PROTECA, um projeto resultado de uma parceria da universidade com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa tem como objetivo integrar instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, que estejam voltadas à proteção de crianças e adolescentes contra crimes de violência sexual.

O projeto do Observatório PROTECA começou a ser desenvolvido na UFPR em 2021, seguindo um edital de fomento da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMFDH). O foco do programa é proteger de adolescentes a recém-nascidos de crimes de natureza sexual, cometidos pessoalmente ou mesmo pela internet.

Dessa forma, o Observatório PROTECA vai possibilitar e facilitar a colaboração entre as entidades, para assim participar do desenvolvimento e compartilhamento de ferramentas e dados relacionados à prevenção da violência sexual contra os jovens. A iniciativa também vai permitir a realização de discussões e levantamento de dados que podem ser utilizados futuramente para embasar políticas públicas antiviolência.

O lançamento do Observatório PROTECA - “Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes com foco em crimes cibernéticos” está marcado para às 11h, na Sala de Conferências do Setor de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Botânico da UFPR em Curitiba, na Avenida Prefeito Lotário Meissner, 623.