• Carregando...
Foto postada pelo cantor Chico César, após receber homenagem de Lula.
Foto postada pelo cantor Chico César, após receber homenagem de Lula.| Foto: Divulgação/Instagram Chico César

O cantor paraibano Chico César teve uma apresentação cancelada no município de Toledo, no interior do Paraná. Chico César chegou a ser cotado para assumir o cargo de ministro da Cultura no governo Lula (PT), fez show na posse presidencial e recebeu nos últimos dias uma das mais altas homenagens da Presidência da República.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Ele seria uma das atrações da 12ª edição da Virada Cultural de Toledo, programada para o período de 8 a 10 de dezembro, mas o nome do cantor não teve boa receptividade popular. O evento costuma levar à cidade artistas de renome nacional para apresentações gratuitas e em espaços públicos. Com perfil predominantemente de direita, Toledo registrou, nas eleições de 2022, quase 70% dos votos válidos Jair Bolsonaro (PL).

O vereador Marcelo Marques usou a tribuna da Câmara Municipal de Toledo para parabenizar o prefeito Beto Lunitti (MDB) pelo cancelamento da apresentação de Chico César. Para o parlamentar, o show dele seria uma afronta à comunidade “bastante conservadora” do município que votou predominantemente em Bolsonaro. No discurso, o parlamentar culpa a secretária municipal de Cultura, Rosselane Giordani, pela contratação do espetáculo e cita a letra de uma música de Chico César que critica Bolsonaro e seus eleitores.

Na mídia local circulou a informação que o município teria alegado que a foto de Chico César ao lado de Lula, durante uma homenagem da última semana, teria causado repercussão negativa e que poderia gerar “incômodo à população”. A condição é negada pela prefeitura, que dá outras justificativas para o cancelamento do show. “Por conta da impossibilidade de atender as exigências técnicas quanto à estrutura de som e luz de palco, devido ao não cumprimento do contrato por parte da empresa licitada, estão cancelados os shows com a cantora Tulipa Ruiz e a banda Nação Zumbi, previsto para o sábado, dia 9, e o show com o cantor Chico César, previsto para o dia 10”.

Em nota, a Prefeitura de Toledo destaca que a licitada teria entrado em “fase de dissolução e não cumpriu com as suas obrigações contratuais de atender as especificações técnicas exigidas em shows nacionais, incluindo equipamentos de som e luz que são necessários para a apresentação dos artistas. Assim, diante do problema técnico e da impossibilidade administrativa de buscar outros fornecedores, tomou-se a decisão de cancelar os shows, que se encontravam em fase final de contratação”.

O prefeito não quis comentar a repercussão, mas considerou que as alegações diferentes da versão oficial se tratam de narrativas políticas.

Na agenda oficial do cantor, a apresentação não aparece mais. Chico César também não quis comentar o cancelamento. A assessoria disse que ele gosta muito do Paraná e que estava muito chateado com tudo que havia acontecido.

Chico César recebeu de Lula mesmo título concedido a Janja e a Alexandre de Moraes

A foto entre Lula e Chico César teria sido a publicada do dia 21 de novembro. O cantor foi condecorado com o título da Ordem do Rio Branco com o grau de comendador, considerado uma das mais importantes concessões da Presidência da República.

Além do cantor paraibano, foram agraciados a primeira-dama Janja da Silva; Lu Alckmin, esposa de Geraldo Alckmin; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; o presidente do Republicanos, Marcos Pereira e outros nomes.

Vereador diz que houve pressão para a não realização do evento

O vereador Marcelo Marques, que também é presidente da Comissão de Cultua e Esporte da Casa, disse à Gazeta do Povo que, tão logo soube da contratação, foi pesquisar o perfil dos artistas e que, após a identificação, houve apelos para que o Executivo não os levasse à cidade. Ele disse que o levantamento da atuação do cantor foi motivada depois de outro espetáculo polêmico, realizado em 2022, com a banda Francisco el Hombre.

Ele reforçou que os shows seriam um desrespeito às famílias e ao perfil conservador do município. “Se ela (a secretária) quer zona, que leve pra casa dela, não para a cidade. Esse é o show que ela estava contratando, parabenizo o prefeito que impediu essa catástrofe (...) estamos aqui acompanhando, fiscalizando e cobrando, 70% dessa população votou no Bolsonaro”, disse. A secretária de Cultura não quis comentar. Apesar dos cancelamentos, a Virada Cultural está mantida com a apresentação de artistas locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]