• Carregando...
Cirurgias eletivas estão suspensas no Paraná por causa do combate ao coronavírus.
Cirurgias eletivas estão suspensas no Paraná por causa do combate ao coronavírus.| Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) determinou a suspensão das cirurgias eletivas nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também particular por mais 30 dias, considerando o crescimento de casos de Covid-19. A decisão consta na Resolução 13/2021, publicada nesta segunda-feira (4). A nova resolução revoga a anterior (1412/2020), que já suspendia a realização das cirurgias eletivas entre 1º e 31 de dezembro de 2020. A regra não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia e não se aplica a exames e procedimentos realizados em âmbito laboratorial que, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

“A pandemia segue impondo medidas restritivas, entre elas a de mantermos leitos, equipamentos, insumos e equipes profissionais priorizados para o atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus. A suspensão é válida para todo o Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, à Agência Estadual de Notícias, órgão de comunicação do governo do Paraná.

Desde meados do ano passado, a Sesa vem recomendando e restringindo, por meio de resoluções, a suspensão das cirurgias eletivas como forma de contingenciamento de insumos e também de leitos de UTI. Primeiramente, houve restrição nos procedimentos com demanda de terapia intensiva no pós-operatório. Em um segundo momento, foi liberado o procedimento em hospitais privados que não constavam do plano de atendimento à Covid-19. Depois, com o agravamento da pandemia, o Estado suspendeu as cirurgias eletivas em toda a rede pública e privada. Com a nova resolução a suspensão fica mantida por mais 30 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]