• Carregando...
Cadeia tem capacidade para 752 detentos.
Cadeia tem capacidade para 752 detentos.| Foto: Gilson Abreu/AEN

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) entregou nesta quarta-feira (23) a Cadeia Pública de Londrina. A unidade prisional, que tinha a entrega prevista inicialmente para 2021, será gerida pelo Departamento de Polícia Penal (Deppen) do estado. As 752 vagas serão ocupadas por presos condenados que atualmente estão detidos em carceragens de municípios do Norte do Paraná.

WhatsApp: receba notícias do Paraná pelo celular

A entrega foi comemorada pelo secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. “São presos de diversas carceragens de delegacias, de dezenas de cidades, encaminhados direto para esta nova unidade penal e, a partir disso, conseguimos criar um novo fluxo de trabalho e uma nova sinergia para continuarmos desafogando o sistema prisional”, afirmou o secretário.

Porém, mesmo com a inauguração da nova unidade o déficit de vagas para o sistema prisional na região ainda está longe de ser zerado. De acordo com o diretor-geral do Deppen, Francisco Alberto Caricati, há cerca de 2 mil presos aguardando vagas em presídios, apenas na região norte do Paraná. “Estamos projetando futuramente, buscando recursos, para construir uma nova penitenciária na região, talvez no norte pioneiro”, disse Caricati, em entrevista à Gazeta do Povo, há dez dias, sem apresentar uma previsão de data para esta nova unidade.

Outras unidades prisionais devem ser construídas pelo Estado nos municípios de Ponta Grossa, Guaíra e Foz do Iguaçu, com 752 vagas cada uma. Assim como a Cadeia Pública de Londrina, essas novas prisões terão espaços para que os presos possam trabalhar, além de locais para prestação de atendimento psiquiátrico, psicológico, de saúde e assistência jurídica.

“Esta unidade vai trazer alguns benefícios para os presos, conforme a Lei de Execução Penal, como cultos religiosos, professores, trabalho. É o tratamento igual ao que conseguimos junto à Penitenciária Estadual de Londrina, onde, no último ano, colocamos aproximadamente 500 pessoas para trabalhar. Também teremos espaços dos parlatórios que possibilitam ao advogado atender de forma digna o seu cliente”, disse o coordenador da regional de Londrina do Deppen, Reginaldo Peixoto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]