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Evento de assinatura do início das operações do lote 1 e 2 nas estradas do Paraná, nesta segunda-feira (26).
Evento de assinatura do início das operações do lote 1 e 2 nas estradas do Paraná, nesta segunda-feira (26).| Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

A partir desta quarta-feira (28), as concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro - que administrarão os lotes 1 e 2 do novo pedágio do Paraná, respectivamente - assumem os serviços de guincho, manutenção e obras emergenciais nas rodovias. O início da cobrança da tarifa deve ocorrer até o fim de março, mas ainda não há datas anunciadas.

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Nesta segunda-feira (26), representantes do governo e das concessionárias se reuniram para assinatura do documento que marca o início das operações. “Os paranaenses conhecem pedágio, mas não conhecem a concessão de rodovias. E essa é a mudança que vamos fazer. Pagar para ter e ver investimentos que trazem segurança. Os paranaenses não são a favor de um pedágio que paga e não traz resultados”, discursou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Representantes das concessionárias presentes na assinatura comemoraram o início dos trabalhos. “Um dia muito especial do Paraná. Essa etapa começou algum tempo atrás. Houve muita gente trabalhando para que hoje estejamos festejando esse início. É um programa de sucesso pelos próximos 30 anos. Juntos vamos garantir a segurança do nosso usuário”, afirmou o diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santillan.

“Agora o Paraná pode voltar a ter orgulho das estradas. O Paraná está recebendo a gente de braços abertos e vamos devolver isso em forma de serviço e investimento para cuidar das estradas. Trazer segurança e conforto. Estão esperando o investimento em duplicações e isso vai acontecer”, prometeu o diretor da concessionária EPR Litoral Pioneiro, Roberto Longman.

Mesmo com o início das operações das empresas privadas nas rodovias do Paraná, ainda não será cobrada tarifa nas praças de pedágio. Segundo Luciano Lourenço da Silva, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), não há data definida e valores oficialmente divulgados para o começo da cobrança.

A previsão é que as tarifas voltem a ser cobradas até o fim de março. “Não temos data ainda. Depende de uma série de fatores. Será avisado com dez dias de antecedência. Vamos deliberar em Brasília, será publicado no Diário Oficial com os valores das tarifas”, informou.

Obras emergenciais serão foco das concessionárias nas rodovias do Paraná 

Os diretores das concessionárias comentaram sobre os principais objetivos neste início de operação: além dos serviços emergenciais, a recuperação de trechos prioritários, para melhorar a segurança viária. “Iniciaremos na quarta-feira (28) com pavimentos, sinalização horizontal e vertical e implantação de defensa metálica”, destacou Santillan.

A partir da quarta-feira, as concessionárias ficam responsáveis pelos guinchos, ambulâncias e obras previstas. Mas Santillan pediu um pouco de paciência dos usuários. “Não será de um dia para outro que as rodovias se transformarão, pois há problemas estruturais [nas rodovias]”.

Com rodovias estaduais e federais, o lote 1 do novo pedágio do Paraná compreende as BRs 277, 373, 376 e 476, junto com as PRs 418, 423 e 427. O lote 1 terá cinco praças de pedágio:

  • São Luiz do Purunã (BR-277)
  • Lapa (BR-476)
  • Porto Amazonas (BR-277)
  • Imbituva (BR-373)
  • Irati (BR-277)

“Até o final do terceiro ano, teremos 70 quilômetros de rodovias duplicadas em cinco frentes de trabalho. É um grande desafio de logística, mas muito importante para o Paraná”, complementou Santillan.

O diretor da concessionária EPR Litoral Pioneiro comentou que, neste momento, as rodovias que compreendem o lote 2 também passarão por uma requalificação para segurança aos usuários. “As áreas críticas são o foco. A concessionária fez um levantamento de áreas críticas e de áreas com impacto maior na população. A partir de março, estamos entrando com 60 equipes”, anunciou.

De acordo com Longman, a partir do terceiro ano de concessão começarão as entregas de grandes obras. “Vamos ter levantamentos e licenciamento ambiental que já estamos trabalhando (...) expectativa é de entregar quase 70 quilômetros de duplicações até o terceiro ano”, afirmou.

O diretor da concessionária EPR Litoral Pioneiro falou que outro foco da empresa é a busca por melhoras paliativas de áreas com deslizamento nas estradas. “Estruturamos um projeto de intervenção definitiva e nos primeiros meses devemos ter uma solução. No primeiro mês, vamos fazer um movimento significativa para melhorias e teremos um sistema de gerenciamento de encostas”, ressaltou.

Presente no evento de assinatura do início das operações, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fernando Oliveira, dá um voto de confiança às concessionárias. “Estamos conversando com as concessionárias e temos sugestões de trechos críticos da nossa avaliação. Trecho de São Luiz do Purunã, onde no ano passado houve o pior engavetamento, e na BR-277, trecho da Serra do Mar. Temos várias sugestões de trechos críticos onde faltam reduções de velocidade”, defendeu.

Para atendimento das rodovias administradas pela Via Araucária, a partir de quarta-feira (28), o telefone de emergência será o 0800-277-0376. Já para o atendimento de socorro mecânico e atendimento médico nos trechos administrados pela EPR Litoral Pioneiro será o 0800-277-0153.

Lote 3 e 6 têm promessa de irem a leilão no segundo semestre 

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná reiterou que governo estadual aguarda a análise do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os lotes 3 e 6 para dar seguimento às concessões de rodovias. A previsão é que os leilões aconteçam no segundo semestre deste ano.

“Pode ser que o tribunal antecipe, mas o cronograma é para que aconteça no segundo semestre”, falou o secretário Sandro Alex.

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