Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
150 vagas

Depois de 40 anos, Alep anuncia concurso público para servidores do Legislativo

Alep anuncia concurso público após 40 anos
Presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), ao lado do primeiro-secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), e da segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP). (Foto: Orlando Kissner/Alep)

Ouça este conteúdo

A Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) anunciou, nesta segunda-feira (27), que fará concurso público para preenchimento de 150 vagas no quadro funcional do Poder Legislativo. O último concurso na Casa ocorreu há mais de 40 anos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com o concurso público - ainda sem data definida para ocorrer - a ideia é criar a possibilidade de equilibrar a experiência dos servidores que estão na ativa com novos funcionários, disse o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD). Progressões de carreiras motivaram a aposentadoria de muitos profissionais e o objetivo é a reposição do quadro de servidores. Atualmente, a administração do Poder Legislativo conta com 191 servidores efetivos e 386 servidores comissionados.  

Os cargos do processo seletivo serão definidos por uma comissão especial formada por servidores. A definição da data para a realização do concurso público depende da disponibilidade da instituição que será selecionada, mas a expectativa é que o processo seja efetivado durante este ano.

O concurso anunciado integra uma série de medidas administrativas voltadas, segundo as promessas da Mesa Executiva, de "fortalecimento das políticas de transparência", como o programa Assembleia Itinerante, que vai voltar a rodar as principais cidades do estado, aproximando a Casa da sociedade.

Alep terá Programa de Demissão Voluntária

Além do concurso, a Mesa Executiva da Alep anunciou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os funcionários efetivos. “Pretendemos trabalhar o PDV a partir de julho. Ainda não há previsão de impacto financeiro. A Comissão Especial fará esta análise”, disse Traiano.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros