Transporte de cargas vem sentindo os efeitos da pandemia. (foto ilustrativa)| Foto: Valterci Santos/Arquivo/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Pesquisa realizada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) apontou que o Paraná registrou uma redução de 46,4% no volume de transporte de cargas, por causa da pandemia do coronavírus. Os dados foram apurados entre o dia 16 de março e 19 de abril, levando em conta informações de mais de três mil empresas associadas em todo o Brasil. A queda se deu em decorrência da paralisação dos serviços em diversos setores.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

CARREGANDO :)

Medidas restritivas em prevenção à Covid-19, que incluíram o fechamento do comércio, a diminuição da circulação das pessoas e as orientações de trabalho à distância, impactaram no setor de transporte rodoviário, que corresponde a cerca de 65% de tudo o que circula no país. De acordo com o levantamento, a queda no volume de transporte em alguns estados foi bem expressiva, como é o caso do Maranhão (75%), seguido de Mato Grosso (52,8%) e de Mato Grosso do Sul (51,2%), além de outras 15 regiões que continuam sofrendo queda significativa. O Paraná aparece com o índice de redução de 46,4%, em oitavo no ranking de redução.

Segundo o presidente do SETCEPAR (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná), Marcos Egídio Battistella, o estado não está entre os mais afetados porque o setor agrícola exige que o trabalho não seja paralisado. “Alguns setores estão relativamente bem no Paraná, outros não. O agronegócio, por exemplo, segue normal, pois a safra precisa ser transportada”, esclareceu.

Publicidade

Por outro lado, Battistella frisa que existem diversas empresas que estão sentindo os efeitos na redução dos serviços. “Empresas que atendem ao setor automobilístico pararam e isso gerou uma reação em cadeia. Transportadoras que atendem comércios menores também estão sentindo muito, assim como as que prestavam serviços para shoppings e setor de combustível. A queda foi grande e essas empresas estão com problemas”, pontuou.

Queda brusca

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é o porcentual de empresas de todo o Brasil que tiveram queda significativa no faturamento. Desde o início das medidas preventivas em função da pandemia até o momento, 89% das empresas tiveram baixas nos lucros brutos.

Tiago Dallagrana, diretor da Transportes Rodoway, de Curitiba, explica que a empresa faz parte dessa grande porcentagem. A companhia estima uma retração de 75% na receita. O caminho para manter as portas abertas foi reduzir em 50% o quadro do setor administrativo, além de negociar a redução de salário de um grupo específico de colaboradores.

“Infelizmente tivemos que tomar medidas drásticas, pois a estimativa para que nossas operações internacionais sejam retomadas são em um prazo de 90 a 120 dias. Funcionários que se enquadram como grupo de risco tiraram férias e, assim que retornaram, tiveram redução de 50% na jornada de trabalho”, explicou Dallagrana.

A empresa, que atua em diversos segmentos de transporte como na indústria automobilística, transporte de maquinário e agrícola, também tem enfrentado dificuldade no mercado internacional. "Além das restrições no Brasil, estamos paralisados no mercado internacional. Transportávamos automóveis para o Peru, por exemplo, o que significa que temos que lidar com quatro países diferentes para poder retomar o trabalho", detalhou Dallagrana.

Publicidade

Retomada em ritmo lento

O presidente da SETCEPAR vê mais um mês difícil para o setor pela frente, mas estima que, aos poucos, as transportadoras vão se reestabelecer, ainda neste ano. “O mês de maio deve continuar em nível crítico. Nossa estimativa é de que a retomada no setor se dê partir de junho. Será uma recuperação lenta e os volumes devem se normalizar somente mais para o final do ano”, finalizou Battistella.