• Carregando...
Curitiba inicia nova fase com ônibus elétrico
O ônibus elétrico Eletra, tipo padron, de 15 metros, roda a partir da próxima semana em Curitiba.| Foto: José Fernando Ogura/Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), anunciou na manhã desta segunda-feira (17) mais uma etapa de testes com ônibus 100% elétrico no transporte coletivo da capital. O Eletra, tipo padron, de 15 metros, roda a partir da próxima semana com passageiros na linha Interbairros II. Com trajeto de 42,5 quilômetros, essa linha transporta 65 mil pessoas por dia.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Este será o segundo modelo da montadora brasileira a ser testado na capital. A prefeitura também avaliou o desempenho do Eletra padron de 12 metros, por cerca de 30 dias.

A meta é que 30% da frota de ônibus da capital paranaense seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. “Os ônibus elétricos têm emissão zero de CO2, não tem ruído e trazem mais conforto para os passageiros", disse o prefeito.

A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos ônibus elétricos da capital paranaense, dentro do novo contrato de concessão, a partir de 2025.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

Testes com ônibus elétrico começaram em abril

Curitiba iniciou a série de testes técnicos em abril, com a chinesa BYD, que trouxe o seu ônibus elétrico articulado. Além da BYD e da Eletra, a gaúcha Marcopolo também fez sua estreia nos testes e, desde o final de junho, está rodando com o ônibus padron na linha Interbairros II.

“Teremos dois modelos em teste no Interbairros II nos próximos dias. A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho”, explicou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Mais testes vêm por aí

Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.

O modelo Eletra XY045, do tipo padron, tem capacidade para até 78 passageiros. O chassis é Scania, a carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 220 a 250 quilômetros e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno na garagem da empresa Redentor. Sete motoristas, sendo três mulheres, foram treinados para dirigir o veículo. Com capital 100% nacional, a Eletra tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com capacidade para produzir 1,8 mil elétricos por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]