Proposta de transporte com veículos elétricos foi discutida em reunião no Palácio Iguaçu.| Foto: José Fernando Ogura/AEN
Ouça este conteúdo

O governo do Paraná informou nesta quarta-feira (6) que estuda junto com as prefeituras de Curitiba e Região Metropolitana a implantação de um modelo de transporte público com veículos elétricos, visando modernizar a integração entre os municípios. A informação foi divulgada após uma reunião do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), com representantes da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), fabricante de veículos elétricos.

CARREGANDO :)

Receba as principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Segundo material distribuído pela agência de notícias do governo estadual, o modelo com veículos elétricos pretende abranger os municípios que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano e têm os maiores fluxos de passageiros. De acordo com a Urbs, em tempos normais, um contingente formado por 1,5 milhão de pessoas se desloca de ônibus diariamente entre a capital e a Grande Curitiba.

Publicidade

Entre as propostas para a capital está a de aproveitar a estrutura da Linha Verde para modernizar a ligação com cidades como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.

“O sistema de transporte de Curitiba ficou reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o modelo já não atende à demanda atual. Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”, afirmou o governador.

No Brasil, a chinesa BYD iniciou a operação de sistemas de monotrilho e de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Salvador, além de contar com projetos em São José dos Campos e em uma das linhas do metrô de São Paulo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]