• Carregando...
Curitiba suspende aulas para 140 mil estudantes a partir da próxima semana
| Foto: Marcelo Andrade / Arquivo Gazeta do Povo

Em decorrência da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Curitiba anunciou a suspensão das aulas para cerca de 140 mil estudantes da rede pública municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira (23/3) até o dia 12 de abril. Estudantes que faltarem durante a corrente semana, de 16/3 a 20/3, também terão faltas abonadas.

RECEBA notícias pelo WhatsApp

A decisão foi tomada menos de 48 horas depois de o prefeito Rafael Greca afirmar que não pretendia tomar a medida. No último sábado, Greca disse que não via motivo “para sufocar a cidade”. No entanto, já havia alertado de que se houvesse uma orientação diferente, reavaliaria a decisão.

Em nota, a prefeitura justificou que a semana de transição será adotada por que a cidade ainda não registrou caso de transmissão comunitária (de pessoas que não viajaram para áreas de risco e mesmo assim foram contaminadas). O problema, portanto, ainda estaria restrito. Outro motivo, é que os próximos dias sirvam para que as famílias possam “se organizar em relação às crianças”.

A recomendação da Secretaria Municipal da Saúde é para que as famílias evitem deixar as crianças com avós ou pessoas idosas durante esse recesso, já que os mais velhos formam o grupo de maior risco dos efeitos do coronavírus. “Peço que todos compreendam esta decisão naquilo que ela é: uma forma de conter o avanço do problema e assim diminuir impactos futuros na rede de saúde de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca. “Não é necessário pânico ou alarmismo. É hora de reduzir as interações sociais na cidade”, acrescentou.

Até o meio dia desta segunda-feira, Curitiba registrava cinco casos confirmados da doença, nenhum deles grave.

A rede municipal de ensino atende cerca de 140 mil estudantes. São 185 escolas e 228 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), além de 95 CEIs (Centros de Educação Infantil contratados).

Às 17h30 desta segunda-feira, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr, dará entrevista coletiva para anunciar novas medidas de combate ao coronavírus em âmbito estadual.

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]