• Carregando...
Gleisi Hoffmann
Entre os deputados do Paraná, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, só conseguiu ficar à frente de Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), que assumiu a vaga em junho, após a cassação de Deltan Dallagnol (Novo-PR).| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Muito atuante nas redes sociais, em especial para defender o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) não tem demonstrado o mesmo empenho no local de trabalho. Ao menos, é o que mostra o Índice Legisla Brasil, que monitora o desempenho dos deputados eleitos a partir da relevância dos projetos apresentados, participação em comissões, alinhamento às pautas do partido e ações de fiscalização do Poder Executivo.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Entre os deputados paranaenses, no que se refere a nota sobre produção legislativa, Gleisi, com a nota 1,4, só não foi pior que Luiz Carlos Hauly (Podemos), com nota 0,6. O detalhe é que ele assumiu a vaga apenas em junho, devido à cassação de Deltan Dallagnol (Novo). Fecham a lista com avaliação negativa no quesito, os deputados Aliel Machado (PV), nota 2; Toninho Wandscheer (PP), 1,8 e Reinhold Stephanes Junior, com nota 1,5.

No primeiro ano da legislatura atual, a avaliação média dos 513 parlamentares ficou em 3,6 na escala de 0 a 10.

Stephanes Junior não concorda com a metodologia escolhida pelo Legisla Brasil e acredita que o resultado não representa o que os parlamentares realmente produzem. "É simplesmente ridícula a metodologia utilizada. Não retrata a realidade e pelo visto este índice não serve para nada".

Gleisi fiscaliza pouco e obedece ao governo

Gleisi Hoffmann colecionou algumas notas abaixo da média. O que mais chamou atenção tem ligação com a produção legislativa. O item engloba os projetos criados, o protagonismo, a relevância das autorias, votos em separado e até, a presença em plenário. Ainda que sejam questões consideradas básicas pelo índice, a deputada petista ficou mais de 4 pontos abaixo da média nacional.

Além da baixa produção, a presidente do PT recebeu nota 1,0 no que diz respeito à fiscalização das ações do governo federal. A maior nota da parlamentar foi exatamente em relação ao alinhamento partidário, item em que recebeu a nota máxima.

Quando o assunto foi a mobilização, como propondo requerimentos de audiências públicas ou com projetos de autoria com status especial, Gleisi recebeu a nota 4,0. Procurada pela reportagem da Gazeta do Povo, a parlamentar não respondeu sobre a avaliação no índice até a publicação deste texto. A média dos parlamentares do Paraná foi 6,7.

Entre os melhores, um representante do Paraná

Na parte de cima da tabela, o Paraná deixou sua marca com o deputado Diego Garcia (Republicanos), que figura como o sétimo da lista e o único do estado que recebeu 5 estrelas do índice. Garcia acredita que análises nesse sentido são "de suma importância para avaliar o desempenho dos parlamentares".

"Fico muito feliz de estar entre os 10 melhores deputados federais do país. Isso é fruto de um intenso trabalho em comissões, bem como de uma constante fiscalização do Poder Executivo. A iniciativa do Legisla Brasil garante transparência à população de como funciona nosso trabalho", afirmou.

Outro ponto destacado por Garcia é a possibilidade da sociedade entender como o parlamentar trabalha individualmente. O fato de o índice avaliar atuações em separado do partido diz muito mais sobre as convicções pessoais, segundo ele. O parlamentar lamentou, também, a ideia equivocada que, de acordo com ele, parte da imprensa refuta aos parlamentares.

"Às vezes, o parlamentar fica muito atrelado ao partido, mesmo sem concordar com o que está sendo aprovado. O Legisla Brasil traz esses números de quantas vezes o deputado agiu pela cabeça dele, o que, para mim, se torna um dos mais importantes pontos da análise. Isso serve para mostrar, inclusive, que existem políticos que honram seus cargos e podem ser protagonistas de boas notícias na imprensa", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]