Maioria dos serviços do Detran-PR pode ser feito pela internet
Maioria dos serviços do Detran-PR pode ser feito pela internet| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O atendimento presencial em postos do Detran-PR em todo o estado, mediante agendamento prévio, será retomado nesta segunda-feira (24), com exceção de três endereços em Curitiba e Londrina. Os postos avançados de Guaporé, em Londrina, e Central e Vila Hauer, em Curitiba, não vão reabrir. Nesses locais continuam funcionando apenas os serviços de foto, biometria e prova teórica, como já vinha acontecendo. Os atendimentos devem ser agendados no site www.detran.pr.gov.br ou pelo 0800 643 73 73 . Continuam exclusivamente online os serviços como emissão de CNH e licenciamento de veículos, recurso de multas, consultas de débitos e pontuação da carteira de habilitação. Confira, abaixo, mais informações sobre os serviços online e os prazos do Detran-PR.

Confira os serviços do Detran-PR que devem ser acessados online

- Renovação da CNH: a solicitação pode ser feita pela internet. A biometria e a foto – obrigatórias no processo de renovação – não serão exigidas. Como medida emergencial o Detran vai usar as informações já existentes no banco de dados.

- Emissão do licenciamento (CRLV): o documento do veículo também pode ser solicitado on-line. O motorista deve apresentar o CRLV-e (versão digital no celular) ou imprimir o documento em uma impressora comum. O documento está disponível no site do Detran, no portal PIA e, ainda, pelos aplicativos Detran Inteligente e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

- Serviços de infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH podem ser feitos digitalmente, direto no portal.

- Permissão Internacional para Dirigir;

- Carteira Definitiva;

- Segunda via da CNH;

- Consulta informações do IPVA;

- Consulta Situação e Débitos do Veículo;

- Consulta Envio da CNH;

- Certidões de veículos;

- Reemissão de guias de CNH;

- Consultar status e pontuação na CNH.

Prazos do Detran-PR também se mantém alterados, devido à pandemia

Os prazos referentes a transferências de veículos, processos para primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Trânsito (CNH), e recursos de multas, suspensão e cassação permanecem prorrogados conforme a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a presença imediata nas unidades para regularização.

- Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação;

- Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses;

- Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos;

- Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]