A área de escape do km 667,3, em Guaratuba/PR, sentido Santa Catarina, ajudou a evitar dois acidentes na última sexta-feira (23), com diferença de poucos minutos. Dois caminhões carregados entraram no espaço após perderem o sistema de freios na descida da Serra do Mar. O trecho é o mesmo em que o ônibus do time de futsal de Umuarama tombou e matou duas pessoas no começo de julho.
Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela administração do trecho, a primeira entrada aconteceu às 16h23, após o motorista de uma carreta carregada com 19 toneladas de calcário notar perda de freios no km 666. Conhecedor do dispositivo, o motorista manobrou o veículo e adentrou 60 metros, parando em segurança no local.
Enquanto as equipes da Litoral Sul realizavam a retirada do caminhão, outro motorista precisou utilizar do espaço, próximo das 17h. Após falha nos freios no km 665, ele manobrou o veículo, carregado com 29 toneladas de carne, até a área de escape e desviou da carreta que já estava no local. Os dois motoristas saíram ilesos.
O guincho que iria retirar o primeiro caminhão ficou posicionado bem na faixa de rolagem de entrada da caixa de desaceleração. O outro caminhão desviou os dois veículos utilizou o trecho final, colidindo com os tambores de água que ficam ao final do dispositivo de segurança.
Desde a inauguração em 2019, os profissionais da concessionária atenderam 75 entradas na Área de Escape do km 667,3, salvando 146 vidas até o momento.
Como funcionam as áreas de escape
As áreas de escape são recursos de emergência e são destinados aos veículos pesados que por algum motivo precisam parar imediatamente para evitar um acidente na região de Serra do Mar. No trecho que liga Curitiba ao litoral e a Santa Catarina, pela BR-376, são dois espaços que já evitaram ao menos 309 colisões, salvando 460 vidas. Uma das áreas foi instalada em 2019 e contou com testes feitos por pilotos profissionais.
A construção desses espaços é uma solução de engenharia indicada para trechos com fortes declives. A combinação entre falta de manutenção em veículos associada a imperícia de condutores, excesso de velocidade e não utilização de freio motor, faz com que veículos pesados se transformem em verdadeiras “bombas-relógio”, sem controle a partir da perda de freios em descidas de serras.
Uma colisão em descida é semelhante a uma bola de boliche que vai arrastando tudo e dependendo da carga que o caminhão transporta, o risco passa a ser ainda maior. Diante desse cenário, as áreas de escape surgem como importante recurso de emergência.
-
Mais de 400 atingidos: entenda a dimensão do relatório com as decisões sigilosas de Moraes
-
Leia o relatório completo da Câmara dos EUA que acusa Moraes de censurar direita no X
-
Revelações de Musk: as vozes caladas por Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
-
Em jogo ousado, Lula blinda ministros do PT e limita espaços do Centrão no governo
Decisão de Moraes derrubou contas de deputado por banner de palestra com ministros do STF
Petrobras retoma fábrica de fertilizantes no Paraná
Alep aprova acordos para membros do MP que cometerem infrações de “menor gravidade”
Após desmoronamento, BR-277 em Guarapuava ficará ao menos uma semana com bloqueio parcial