• Carregando...
Empresa foi desinfectada pela prefeitura nesta segunda-feira (1)
Empresa foi desinfectada pela prefeitura nesta segunda-feira (1)| Foto: Divulgação/Prefeitura SJP

Depois de ser interditada pela prefeitura de São José dos Pinhais no último sábado (30) após a detecção de 48 casos positivos para Covid-19, a empresa I.G. Transmissão e Distribuição de Energia S.A iniciou a quarentena dos funcionários infectados, conforme determinou a autoridade sanitária local.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Com boa parte dos mais dos 200 funcionários e prestadores de serviço da obra morando em um alojamento dentro do próprio canteiro e em casas alugadas nas imediações da obra, no bairro Contenda, às margens da BR-376, a empresa isolou quem testou positivo dos demais.

No último sábado (30) foram realizados cerca de 140 testes e 48 deram positivo para a doença. Como a maior parte dos infectados já morava nas instalações dentro do canteiro de obras, quem testou positivo e estava morando em outras casas fora foi levado para o alojamento – e o inverso também ocorreu: quem testou negativo e estava no alojamento da empresa foi levado para novas casas alugadas na cidade, pois anteriormente mais de 100 pessoas ocupavam o alojamento.

Os 48 casos da empresa representam quase 25% de todos os casos confirmados até aqui no município, de acordo com o painel da doença gerido pela prefeitura de SJP. Até o domingo (31) eram 208 casos de Covid-19. Na divisão por bairro, os casos da empresa estão em "área rural", pelo fato da obra estar em uma região rural do bairro de Contenda, segundo a prefeitura.

A suspensão das atividades na empresa determinada pela prefeitura vale por 14 dias, inclusive para os funcionários que testaram negativo. Após a interdição, nesta segunda-feira (1º) tanto empresa quanto os arredores receberam desinfecção pela secretaria de Meio Ambiente. De acordo com o secretário Ayrton Sdroieski Jr., o centro comercial do bairro e prédios públicos do bairro também foram desinfectados.

Além de adotar as recomendações e protocolos publicados pelas autoridades governamentais com o objetivo de mitigar os riscos de contágio, a empresa afirmou por nota que submeteu os colaboradores a exames moleculares do tipo RT-PCR, cujo método reconhecidamente apresenta maior assertividade no diagnóstico. O município aplicou exames sorológicos do tipo “testes rápidos", com maior "chance de erro".

Até que os resultados destes novos testes sejam disponibilizados, a empresa afirmou que cumprirá a quarentena determinada pela autoridade pública para a preservação de seus colaboradores e da comunidade em geral. No local em questão, a IG presta serviços à Copel, realizando a construção de linhas de transmissão.

Prefeitura alerta locais próximos e analisa bairros

Segundo a prefeitura, servidores da secretaria de Saúde estão passando no comércio do bairro próximos a obra realizando orientação para população na prevenção, isolamento social e observação dos sintomas.

A prefeitura de SJP também está realizando testes rápidos como parte de uma pesquisa territorial de amostragem, analisando os bairros de maior incidência de casos do coronavírus. Os testes já foram feitos nos bairros Afonso Pena, Borda do Campo e Guatupê, este último na sexta-feira (29) em 270 pessoas entre trabalhadores e residentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]