i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Letícia Lanz: escolhida pelo PSOL não quer saber de enfrentamentos radicais

  • 26/08/2020 19:38
Letícia Lanz foi indicada pelo PSOL para disputa da prefeitura de Curitiba, tendo como vice a advogada Giana de Marco.
Letícia Lanz foi indicada pelo PSOL para disputa da prefeitura de Curitiba, tendo como vice a advogada Giana de Marco.| Foto: Lucas Pontes / Divulgação PSOL

Lançada pelo diretório municipal do Psol como pré-candidata a prefeita de Curitiba, a psicanalista e socióloga Letícia Lanz, pessoa transgênera que anteriormente se chamava Geraldo Eustáquio de Souza, não quer saber de enfrentamentos radicais na disputa eleitoral.

O posicionamento contrasta com uma carta de apoio de militantes do partido, divulgada em julho, que pregou justamente “um programa radical de enfrentamento à burguesia local”. “O país está cheio disso. É tempo de amor, que se traduza em ações. O que é importante na cidade é gente, não é a infraestrutura da cidade”, disse Letícia, em entrevista ao jornalista Marcos Tosi. Confira.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Pela primeira vez, com a sua candidatura, Curitiba terá uma pessoa transgênera concorrendo ao cargo de prefeito. Naturalmente, isso é algo que chama a atenção. Mas o que, em sua plataforma, a senhora preferiria que realmente chamasse a atenção dos eleitores?

A falta de cuidado que as pessoas estão passando. Tá todo mundo precisando de acolhimento. O que você vê nos discursos é sempre índices, é sempre estatística, mas você não vê ninguém falar da carência das pessoas. Carência de todo o tipo, que vai desde a carência material, que deixa as pessoas mais vulneráveis, até as carências psicológicas profundas. As pessoas estão carentes, e o momento agora fez com que elas se tornassem mais carentes ainda. O discurso político que tem que ser feito neste momento é um discurso de acolhimento. Porque todas as pessoas estão precisando ser atendidas, não apenas nas suas necessidades materiais, que são muitas, especialmente das populações mais vulneráveis, mais desprezadas, mais marginalizadas. A carência hoje talvez seja a marca registrada do nosso tempo. Não é a toa que a doença do nosso tempo é a depressão.

Em carta ao diretório do Psol, no dia 20 de julho, ao propor a chapa Letícia-Giana, os militantes do partido disseram que o Psol precisa ter um programa radical de enfrentamento à burguesia local. O que seria esse enfrentamento, na sua concepção?

Eu não vejo assim. Essa carta circulou independente da minha vontade. Por que, o que a gente tem conversado não é nesse sentido não. Enfrentamento radical, o país está cheio disso. Não é mais tempo de ódio. É tempo de amor. Chega de ódio. Deixa o ódio para essas pessoas que queiram praticar o ódio. A única coisa que pode parar o ódio é o amor. E um amor competente, que se traduza em ações, porque, se não, vira um amor platônico também: eu te acho lindo, maravilhoso, mas não faço nada por você. Eu acho que a política tem que incorporar essa ideia. O que é importante na cidade é gente, não é a infraestrutura da cidade. Claro que gente utiliza a infraestrutura. Mas se gente não for acolhida, se não for o centro de todo planejamento, de todo desenvolvimento, nós estamos falando de conversa fiada. Então, ideia de enfrentamento, para mim, é nenhuma. Eu não quero enfrentar ninguém. As pessoas é que se enfrentem.

Nas eleições de 2016, a candidata do PSOL, Xênia Mello, fez 1,15% dos votos. 10.683. O que a leva a crer que, neste ano, o desempenho poderá ser melhor?

Eu acredito que as pessoas, de lá para cá, já tiveram experiências diferentes. Já puderam ver a vida sob outros ângulos, já experimentaram outras possibilidades. Embora as possibilidades que eles experimentaram sejam as mesmas de sempre, a nossa ideia é trazer um discurso inteiramente novo. Um discurso que convide as pessoas a pensar em si próprias, e pensar na cidade em que moram. Se isso for capaz de trazer as pessoas para o debate, para o diálogo, para a construção, ótimo. Se não, é possível que esses índices medíocres se repitam, né?

Se fosse prefeita, o que teria feito diferente no enfrentamento à Covid-19?

Em primeiro lugar, acolher as pessoas. Um discurso de acolhimento. É aquele que a gente reconhece que as pessoas estão com medo, que estão passando por momentos difíceis, e ainda que não possa fazer nada, a gente pode estar ao lado delas. Então, não são providências burocráticas que as pessoas precisam num momento como esse. Elas precisam de acolhimento. No meu trabalho, estou dizendo isso. Os índices de depressão subiram 200% no período. As pessoas estão abandonadas a si mesmas. Falta uma liderança capaz de acolher. As lideranças que a gente tem só falam em infraestrutura, em hospital, abrir, fechar, e as pessoas? No momento em que a gente está passando, as pessoas estão morrendo, estão ficando doentes, e as que não estão ficando doentes, estão com medo. Então, a primeira providência num momento como esse é acolher as pessoas, amparar as pessoas, para que elas possam pelo menos se manter de pé. Com todas as dificuldades extraordinárias que elas estão vivendo, de recursos materiais, como eu disse, até a falta total de horizontes, de perspectiva.

Havendo ainda alguma capacidade de investimento pós-pandemia, onde pretende concentrar os recursos da cidade nos próximos anos e por quê?

A cidade já faz um trabalho belíssimo de infraestrutura, não é? Só que faz esse trabalho numa área muito pequena. A cidade cresceu muito. Mais do que isso, a cidade deixou de ser o conceito que nós tínhamos de cidade. Se você andar ali pelo centro da cidade, vai ver zonas mortas, uma atrás da outra, sempre com uma placa de aluga-se ou completamente abandonada. Esse é o destino das cidades. Ocorreu nos EUA, está ocorrendo na Europa e vai ocorrer aqui. As cidades precisam ser repensadas. Portanto o primeiro grande investimento da cidade é investimento em informação. A cidade vai ter que se automatizar de alguma maneira, vai ter que se pensar de novo. Então, o pouco dinheiro que se tem para garantir o que já tem e pensar esse futuro. Como vai se reorganizar? O centro da cidade tem que ser reocupado. Provavelmente, os espaços onde eram lojas podem abrigar famílias. O que vamos fazer com os imóveis fechados? Deixá-los fechados, degradando e degradando toda a paisagem urbana? Um grande projeto para esta cidade é pensar como ela vai ser depois dessa pandemia, que, naturalmente, expôs inúmeros conflitos que a gente já tinha, só que amplificou e todo mundo está vendo isso agora. Só não vê quem não quer.

Em sua dissertação de mestrado na UFPR, em 2014, constou também o nome de batismo, Geraldo Eustáquio de Souza. Na urna, vai aparecer o nome Letícia Lanz ou Geraldo Eustáquio de Souza?

Eu ainda não havia sido autorizada pelo Supremo Tribunal Federal à mudança do nome, isso só aconteceu depois. Mas hoje eu fiz toda a mudança, conforme aprovado pelo STF. Então, meu nome é Letícia Lanz de Souza.

16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 16 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • H

    HENRIQUE

    ± 21 dias

    PSOL é sinônimo de radicalismo. O resto é conversa pra boi dormir,.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 21 dias

    Misericórdia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.R.ALVES

    ± 21 dias

    Não vai aparecer nem na foto, psol elegendo prefeito em Curitiba talvez daqui uns duzentos anos!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sowaco

    ± 21 dias

    "Vai tentando vai. Espere a população curitibana toda ser cooptada para o lado " menstruado" desses partidos acéfalos. Culpa da Covid!!!!"

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 21 dias

    A esquerda sempre usando as causas sociais como se fossem dela, como se todas as disputas sócias de milênios fossem possíveis de se resolver pela esquerda, quando chegam no poder não fazem nada. Só usam esse discurso por poder, agora estão percebendo que não funciona mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Araucária

    ± 21 dias

    Não rola Gege....próximo....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 21 dias

    Pois é, aberração, infelizmente seu discurso não terá o “acolhimento” que deseja. Continuem as invasões...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 21 dias

    Psicanalista e socióloga: pois é...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO JOSE KUMMER

    ± 21 dias

    quem diria, o psol virou cor de rosa..., mais falso que nota de R$3,00

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Nadolny

    ± 21 dias

    Só passei por aqui pra dizer que, como quase todos os outros "candidatos", essa aí é mais uma Zé Mané sem noção que se arvora a administrar uma capital de 2 MI de habitantes. Não deve nem saber onde fica o prédio da prefeitura...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fatima Jacob de Aragão

    ± 21 dias

    Dificil vir algo bom desse Piçol ! Soh sabem incitar greves e queimar pneus!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 21 dias

    Brincadeira de mau gosto essa aberração, só podia vir da esquerda dos infernos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 21 dias

    Li toda a entrevista. Nada mais é do que a imagem invertida do Greca, mas com o mesmo discurso vazio no gerúndio, sem propostas claras e objetivas. Deu inúmeras voltas sem responder nada de maneira incisiva, segura, e pretende governar uma cidade como Curitiba, com essa linguagem abstrata? Não foi capaz de apresentar seu projeto, nem algo parecido com tal. Meu voto? Não terá!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 21 dias

    Que jaburu!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      sowaco

      ± 21 dias

      Vai tentando vai. Espere a população curitibana toda ser cooptada para o lado " menstruado" desses partidos acéfalos. Culpa da Covid!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 21 dias

      Como qualquer piçolista que se preze.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.