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BR-277, em trecho da Serra do Mar, acumulou problemas e incertezas aos motoristas desde o fim da última concessão de rodovias, em novembro de 2021.
BR-277, em trecho da Serra do Mar, acumulou problemas e incertezas aos motoristas desde o fim da última concessão de rodovias, em novembro de 2021.| Foto: Divulgação/EPR Litoral Pioneiro

A empresa EPR Litoral Pioneiro começou as operações nas rodovias que compõem o lote 2 do novo pedágio paranaense nesta quarta-feira (28) com a promessa de priorizar a manutenção de pontos críticos na Serra do Mar, trecho da BR-277, além de monitoramento de eventuais novos deslizamentos na ligação entre Curitiba e o litoral do estado.

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A cobrança da tarifa do pedágio é estimada para retornar até o fim do mês de março, mas ainda não há data confirmada. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se comprometeu a divulgar os valores oficiais dez dias antes do início da cobrança, com publicação no Diário Oficial da União.

O trajeto de descida ao litoral vem sendo uma incerteza constante aos motoristas nos últimos anos, desde que se encerrou o último contrato de concessão de rodovias, em novembro de 2021. De acordo com a EPR, "nas próximas semanas" devem avançar trabalhos das concessionárias em pontos críticos da BR-277, principalmente no km 40.

“Obviamente, vamos fazer uma ação imediata no km 40. Faremos uma avaliação e intervenções pontuais. Também faremos monitoramento e intervenções de longo prazo. Mas não é algo que acontece do dia para noite”, salientou o diretor da EPR Litoral Pioneiro, Roberto Longman, nesta quarta-feira.

Ele acrescentou que não é possível garantir que novas ocorrências aconteçam, mas pontuou o compromisso da concessionária em querer resolver rapidamente. “Intercorrências vão ocorrer, é questão da natureza, não tem como acabar, mas tem como mitigar. Esse é o nosso trabalho ao longo dos anos para melhora e fluidez. Quando acontecer, vamos ver para resolver o mais rápido possível. Vamos fazer um trabalho muito forte de monitoramento”, destacou.

Além da avaliação e melhorias pontuais a curto prazo do trecho da BR-277 na Serra do Mar, a concessionária fará uma gestão de encostas no médio e longo prazo.

Concessionária assume os serviços de guincho e manutenção 

A EPR passa a administrar a partir desta quarta-feira 605 quilômetros de rodovias estaduais e federais do Paraná. Houve início das operações de guinchos, socorro médico e atendimento de emergência pelo telefone 0800-277-0153. “Temos 12 guinchos; 14 ambulâncias (três UTIs); médicos 24h; monitoramento e atendimento no 0800”, ressaltou Longman.

EPR começa os serviços de guincho e socorro médico nesta quarta-feira (28)
EPR começa os serviços de guincho e socorro médico nesta quarta-feira (28)| Divulgação EPR Litoral Pioneiro

A concessionária terá como foco pavimentação, sinalização e roçada em trechos críticos e de maior movimentação da população. “Nas primeiras semanas, teremos equipes de tapa buraco nos trechos críticos (...) não dá para entrar em todos os trechos agora, pois senão paramos a rodovia”.

A EPR Litoral Pioneiro irá informar previamente, nos próximos dias, quais os trechos passarão por obras para serviços paliativos para que os usuários possam se organizar sobre possíveis bloqueios nas vias.

“O Paraná vai voltar a ter orgulho das estradas”, promete diretor da EPR  

Entre as melhorias previstas estão a implantação de wi-fi e câmeras. A previsão é que em três anos 100% das rodovias da concessão sejam monitoradas com câmeras. “Isso vai dar segurança e capacidade de ação grande para os policiais e para a concessionária conduzirem o tráfego”, comentou Longman.

O lote 2 do novo pedágio faz a ligação entre interior do estado e o Porto de Paranaguá, crucial para o escoamento da produção para o setor produtivo.

Longman comentou que as operações começam daqui a seis meses em Paranaguá. Pavimentação, drenagem e sinalização já tiveram início. “Vamos desenvolver um plano operacional, conversando com o porto, prefeitura e população para dar mais fluidez e segurança para os caminhoneiros”.

Os paranaenses sofreram por décadas com o preço alto das tarifas de pedágio sem ver todas as melhorias programadas para as estradas. A EPR Litoral Pioneiro promete resolver as lacunas que ficaram.

Tem uma demanda reprimida de investimento. Temos consciência da dor do paranaense e, por isso, ficou marcada concessão como pedágio. Teremos serviços e muitos investimentos. Vão visualizar uma diferença no serviço e melhora nas obras e, a partir do terceiro ano, entregas massivas de obras”, afirmou o diretor da EPR Litoral Pioneiro.

“O Paraná vai voltar a ter orgulho das estradas”, prometeu ele.

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