• Carregando...
Em 16 horas é possível abrir uma nova empresa no Paraná.
Em 16 horas é possível abrir uma nova empresa no Paraná.| Foto: Divulgação/AEN

O Paraná é um dos estados brasileiros em que é possível abrir uma nova empresa em menos de 1 dia. De acordo com dados de agosto da Redesim, do governo federal, o Estado ficou em quarto lugar nacional, empatado com Tocantis, na rapidez do processo. Foram 16 horas. Em primeiro lugar ficou Sergipe (10 horas), seguido do Espírito Santo (13 horas) e Pernambuco (14 horas). Em todo o país, o tempo médio de janeiro a agosto foi de 23 horas.

Receba as principais informações do Paraná pelo WhatsApp

O volume de processos no Paraná, no entanto, é bem maior em comparação com os primeiros colocados. Foram 5.633 solicitações analisadas pela Junta Comercial paranaense em agosto, enquanto o líder, Sergipe, analisou no mesmo período 440 solicitações. No Espírito Santo, foram 1.409 análises e em Pernambuco, 1.385. Tocantins, que empatou com o Paraná, registrou 452 solicitações no período.

Apenas dois estados superaram o Paraná em número de solicitações: Minas Gerais (6.913) e São Paulo (26.944). Em Minas, o tempo de abertura de uma empresa foi de 1 dia e 20 horas e em São Paulo foi de 1 dia e 5 horas.

Segundo informações do governo do Estado, em janeiro de 2019, a Junta Comercial do Paraná ocupava a última colocação no Ranking da Redesim, no tópico “Tempo de Abertura de Empresas”, com um tempo médio de 8 dias e 18 horas e com apenas 1% das empresas abertas em menos de 3 dias. Na época, nacionalmente o processo demorava, em média, cerca de 4 dias, de acordo o Ministério da Economia.

Foi definido como meta baixar para 24 horas e várias ações foram tomadas para esse objetivo: treinamentos da equipe de vogais e relatores, acompanhamento diário dos dados de registro, revisão de processos e procedimentos, acompanhamento dos resultados, informa o governo.

“Gestão e tecnologia da informação foi o caminho para agilizar o processo”, destaca Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná. Ele conta que quando assumiu a presidência do órgão, em 2019, a fila era de cerca de 500 pessoas por dia. Contador por formação e tendo experiência na iniciativa privada, decidiu profissionalizar, informatizando todo o processo. “Hoje é tudo digitalizado. De 27º lugar passamos para as primeiras colocações”, informa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]