• Carregando...
Curitiba vacinou 276.267 pessoas contra a covid-19.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Vacinação ajudou a reduzir a mortalidade de idosos por causa da Covid-19 no Paraná.| Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta semana um estudo prévio que aponta redução no porcentual de óbitos por Covid-19 no Paraná de pessoas com idades a partir de 70 anos no primeiro quadrimestre de 2021, de surtos da doença nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e da porcentagem das pessoas idosas hospitalizadas devido a infecção pelo novo coronavírus.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na análise, foram comparados dados dos boletins epidemiológicos da própria Sesa do dia 20 de janeiro, data em que foi iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 na maior parte do estado, e de 9 de maio, quando a maioria da população paranaense com mais de 70 anos já havia recebido a segunda dose do imunizante. Até esta semana, mais de 80% das pessoas nessa faixa etária completaram o ciclo de vacinação.

Segundo a Sesa, em janeiro as pessoas com 60 anos ou mais representavam 76,48% dos óbitos por Covid-19 no Paraná; no início de maio, o índice caiu para 71,82%. Em todas as faixas etárias a partir dos 70 anos, houve redução de mortes em pontos porcentuais: de 0,79 na faixa dos 70 aos 74 anos; 1,88 dos 75 aos 79 anos; 2,64 dos 80 aos 84 anos; 2,62 entre 85 e 89 anos; e de 2,3 entre os idosos com mais de 90 anos.

A secretaria aponta que as demais faixas etárias apresentaram aumento das mortes, mas como o cronograma de vacinação começou pelos mais velhos, observa-se uma curva menos acentuada conforme recua a idade da população: a alta foi de 0,34 ponto percentual entre as pessoas com idades entre 65 e 69 anos, de 1,53 entre 60 e 64 anos e de 8,28 na população com até 60 anos.

No mesmo período, a média de idade das pessoas que foram a óbito no Paraná passou de 68,99 anos para 66,91. Em janeiro, 51,66% das pessoas internadas devido à Covid-19 no estado tinham mais de 60 anos. Em 9 de maio, essa participação havia sido reduzida para 50,01%. No primeiro mês do ano, o Paraná havia registrado cem surtos da doença em ILPIs, número que caiu para 42 cerca de três meses e meio depois.

Maria Goretti David Lopes, diretora de atenção e vigilância em saúde da Sesa, pondera que a vacinação contra a Covid-19 tem peso decisivo nos números, mas ações prioritárias para proteção da parcela idosa da população vêm desde março de 2020.

“Desde o início da pandemia, foram desenvolvidas muitas atividades em relação ao cuidado da saúde da população idosa do Paraná. Começamos rastreando todos os idosos residentes em instituições de longa permanência e também os trabalhadores nessas instituições para monitorar casos suspeitos e confirmados e principalmente evitar surtos nesses locais. Depois, [ocorreu] a vacinação desses idosos para proteger contra pneumonia”, argumenta.

“Agora, finalizando a vacinação contra a Covid-19, nós temos que ainda pedir, orientar a nossa população idosa para que mantenha o distanciamento físico, continue usando a máscara, mantenha a higienização das mãos com frequência, enfim, todos os cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus”, explica a diretora. “Nós precisamos ampliar a cobertura vacinal no estado do Paraná para que possamos depois flexibilizar essas medidas. Então, todo cuidado é pouco, a pandemia não acabou e o grupo da população idosa no Paraná continua sendo o prioritário para as medidas e as políticas públicas no nosso estado.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]