Apenas três meses depois da volta às aulas presenciais, a principal expectativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) é avaliar o aprendizado dos estudantes durante a pandemia.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo
Ouça este conteúdo

Nesta semana, entre esta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), acontece a Prova Paraná, que é aplicada a quase 1 milhão de estudantes da rede estadual e parte das redes municipais de ensino. Oito meses depois da volta às aulas presenciais obrigatórias no Paraná, a principal expectativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) é avaliar o aprendizado dos estudantes durante a pandemia. No ano passado, o resultado de perda de nível de aprendizagem chamou a atenção dos avaliadores.

CARREGANDO :)

Receba notícias do Paraná no seu celular

De acordo com o diretor de Educação da Seed, Roni Miranda, no final de 2021 foi possível perceber que, devido ao isolamento social, a maior perda dos estudantes do estado aconteceu nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. "Houve uma queda em relação às provas de 2019, de dois pontos percentuais, o que seria uma perda de 8 anos dentro dos níveis de aprendizagem", aponta o diretor. No entanto, na área de Linguagens, as pontuações se mantiveram parecidas com as do período anterior à pandemia.

Publicidade

Os exames auxiliam os professores e as equipes gestora e pedagógica dos colégios a aprimorar as ações e estratégias de ensino. Assim, no próximo dia 27, as escolas vão parar as atividades habituais para analisar os resultados do novo exame. "A expectativa é perceber se os meses de aulas presenciais já começaram a se refletir na aprendizagem dos alunos. Por fim, vamos fazer um replanejamento, destacando onde os estudantes ainda estão com baixa aprendizagem", completa Miranda.

A Prova Paraná é uma iniciativa do estado que está aberta às secretarias municipais que tenham interesse em participar. As avaliações são feitas nas disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza por alunos do fundamental II (6º a 9º ano) até o ensino médio (1ª a 3ª série). Já para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), a divisão dos conteúdos varia de acordo com o semestre sendo cursado pelo estudante. As escolas também fornecem provas adaptadas às necessidades dos estudantes da Educação Especial.