• Carregando...
Excluída de pacote do pedágio, PR-466 começa a receber melhorias
| Foto: DER

Conhecida como "corredor da morte", a PR-466, que faz uma importante ligação no trecho central do estado, ligando Sul ao Norte, finalmente deve receber os primeiros resultados de melhorias nos próximos meses.

RECEBA notícias de Paraná pelo Whatsapp

Apesar da importância da rodovia, o trecho (entre Guarapuava e Apucarana) ficou de fora do pacote de concessões de pedágio, a ser leiloado no fim do ano, com a justificativa de que o custo seria grande e as tarifas ficariam altas. Por ali, passa parte do escoamento da produção do agronegócio do estado, além de ligar produtores do Sul às indústrias do Norte e Noroeste. Sem infraestrutura, a região em seu entorno se tornou um bolsão de pobreza no Paraná.

Com este cenário, o governo do estado decidiu então fazer outras obras na região com investimento próprio.

Dois projetos já saíram do papel. São dois lotes com melhorias e duplicação entre Guarapuava e Pitanga. O primeiro é um trecho de 38,3 km, com uma obra de 2,2 milhões de reais e que deve ser entregue entre abril e maio de 2022. Outro lote tem 45 km entre Turvo e Pitanga e as melhorias vão custar mais de 3 milhões de reais. Essa obra também estará pronta em cerca de quatro meses.

Um terceiro projeto com cinco lotes ainda vai sair do papel e deve ficar pronto até o final deste ano.  É o que o DER chama de Eixo Y. Tem um braço de Guarapuava até Mauá da Serra e outro até Campo Mourão. Esses trechos vão receber restauração, ampliação de capacidade e, em alguns pontos, terceira faixa. O investimento previsto é de 14,5 milhões de reais.

“Nós temos que fazer essas melhorias para que quem vem principalmente de São Paulo possa usar esse eixo central e cair nas artérias que vão até o Porto de Paranaguá”, pontua o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti.

“É um corredor que carece de investimento. Aonde você leva investimento, você eleva o nível da rodovia e isso traz uma riqueza para os municípios que estão ali”, diz Furiatti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]