• Carregando...
Filas e ônibus lotados: Greca diz que não mandou reduzir frota e desautoriza Urbs
| Foto: Cassiano Rosario / Gazeta do Povo

Por conta da redução do número de passageiros, a Urbs, que gerencia o transporte coletivo em Curitiba, determinou que a frota extra de ônibus nos horários de pico fosse tirada de circulação nesta sexta-feira (20). Resultado: filas e ônibus e terminais lotados, o que vai de encontro aos protocolos de prevenção da pandemia de coronavírus. Em reação, o prefeito Rafael Greca publicou em suas redes sociais que não autorizou a redução da frota e que determinou procedimento administrativo para investigar a situação e punir os responsáveis.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“A Prefeitura de Curitiba #NÃODETERMINOU diminuição do número de ônibus a serviço da população nesta manhã de 20 de marco de 2020, que acarretou aglomeração imprudente em alguns terminais da Cidade”, escreveu o prefeito. “Determinei severa apuração de responsabilidades. Estamos verificando se teria sido: corte ou atraso determinado pelas empresas. Ou greve velada promovida pelo Sindicato. Ou erro grave de tabelas de ônibus nas linhas sob responsabilidades da URBS, com abertura de Procedimento Administrativo de punição. Ou impacto na Rede Integrada de Transportes de cortes metropolitanos no Transporte Urbano de medidas de redução realizadas pela COMEC”, prosseguiu, encerrando sua postagem afirmando que “#TransportePúblicoEficienteÉdever”.

O site da Prefeitura de Curitiba, no entanto, publicou, na quinta-feira, a informação sobre a redução da frota a partir desta sexta-feira. Alegando que o transporte coletivo de Curitiba perdeu 37% dos passageiros em uma semana por conta das medidas de prevenção do coronavírus, diminuindo de 756.167 passageiros na quarta-feria 10 de março para 478.283 passageiros na última quarta-feira (18) a Urbs informou que “em reunião com as empresas de ônibus na tarde desta quinta-feira (19/3), ficou acertado que serão cortadas, a partir de amanhã (20/3), as tabelas extras, que geralmente são colocadas pela manhã e à tarde”. O comunicado informava, ainda, que, “a partir de segunda-feira (23/3), os ônibus usarão tabela de sábado, com exceção das linhas Expresso, Ligeirões e Linha Direta Inter 2, que não sofrerão alterações”, o que representaria uma redução ainda maior da frota. Também ficou decidido interromper o funcionamento da Linha Turismo a partir desta sexta-feira (20/3).

O texto informava que foi formado um comitê de crise entre a Urbs e as empresas para monitorar diariamente o comportamento de fluxo de passageiros e trazia uma declaração do presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto “Estamos monitorando o movimento nas linhas, podemos alterar essa redução se verificarmos a necessidade de mais linhas”.

Na manhã desta sexta-feira, a prefeitura informou que tais informações não terão mais validade e que novas medidas serão divulgadas ainda nesta sexta-feira.

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]